As previsões agrícolas apontam para uma produção historicamente elevada de azeitona para azeite

Confagri 21 Jan 2022

Fonte: INE

As previsões agrícolas, em 31 de dezembro, apontam para uma produção historicamente elevada de azeitona para azeite, ultrapassando as 1,2 milhões de toneladas (+70%, face a 2020), posicionando esta campanha como a mais produtiva dos últimos 80 anos. Esta quantidade extraordinariamente elevada, colhida num período de tempo concentrado, originou uma disrupção na cadeia de transformação, essencialmente devido ao subdimensionamento da capacidade de gestão do bagaço produzido.

Nos cereais de inverno, as áreas semeadas deverão ser semelhantes às da campanha anterior, exceto no centeio (-5%), apesar das cotações internacionais destas commodities (nomeadamente do trigo) estarem a atingir valores superiores aos registados no pico da crise alimentar de 2007-2008. O baixo teor de humidade dos solos no período de sementeira e o aumento do preço dos fatores de produção poderão ter sido determinantes para que os produtores não reagissem a esta tendência altista das cotações com aumentos das áreas.

Gado, aves e coelhos abatidos

O peso limpo total de gado abatido e aprovado para consumo em novembro de 2021 foi 41 293 toneladas, o que correspondeu a um acréscimo de 3,7% (-5,1% em outubro), devido ao maior volume de abate registado nas principais espécies, nomeadamente bovinos (+5,9%), suínos (+3,0%), ovinos (+11,5%) e caprinos (+37,8%). O peso limpo total de aves e coelhos abatidos e aprovados para consumo foi 28 777 toneladas, o que representou um decréscimo de 5,2% (-6,1% em outubro), devido ao menor volume de abate de galináceos (-8,8%) e coelhos (-4,6%).

Produção de aves e ovos

O volume de frango diminuiu 13,3%, com uma produção de 22 554 toneladas (+11,3% em outubro), tendo o decréscimo em número de cabeças sido de 1,5% (+12,7% em outubro), significativamente menor que a redução ocorrida no volume, resultante de um peso médio ao abate inferior ao registado. A produção de ovos de galinha para
consumo apresentou um incremento de 3,8% (+8,3% em outubro), situando-se nas 10 890 toneladas.

Produção de leite e produtos lácteos

A recolha de leite de vaca foi 144,5 mil toneladas, o que representou uma redução de 1,4% (-0,6% em outubro). O volume total de produtos lácteos obtidos teve igualmente um decréscimo de 5,1% (-10,1% em outubro), devido à redução do leite para consumo (-9,1%) e da manteiga (-6,0%).

Preços e índices de preços agrícolas

Em dezembro de 2021, as variações mais significativas, em módulo, no índice de preços de produtos agrícolas no produtor foram observadas nos ovinos e caprinos (+34,9%), ovos (+32,0%), azeite a granel (+20,2%), plantas e flores (+15,1%), suínos (-16,0%) e batata (-14,1%).

Em comparação com o mês anterior, as variações de maior amplitude verificaram-se nos bovinos (+23,5%), ovinos e caprinos (+14,3%) e azeite a granel (+12,2%).

Em setembro de 2021, o índice de preços de bens e serviços de consumo corrente (INPUT I) registou uma variação positiva de 11,4% e o índice de preços de bens e serviços de investimento (INPUT II) aumentou 3,7%. Relativamente ao mês anterior, assistiu-se a um aumento de 1,1% no índice de preços de bens e serviços de consumo corrente, enquanto que no índice de preços de bens e serviços de investimento houve uma variação de +0,1%.

Consulte aqui o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI