A 7.ª edição da AgroSemana – Feira Agrícola do Norte, que se realizou de 29 de agosto a 1 de setembro, vem reafirmar o seu posicionamento como um grande momento do setor agrícola nacional com 90 mil visitantes.
Com uma nova área diferenciada, reservada ao setor agroalimentar, o Espaço Agroalimentar Millennium BCP, incluiu uma área dedicada à exposição de várias entidades do setor, apresentação de novos produtos, e degustações e ações de showcooking, com foco na produção nacional. A integração do 38.º Concurso Nacional da Raça Holstein Frísia no programa da AgroSemana resultou num acréscimo do número de expositores na área da bovinicultura leiteira. No total, foram cerca de 200 as entidades expositoras que marcaram presença nesta edição do certame.
Um dos pontos altos da Feira foi a presença do Comissário Europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Phil Hogan, que inaugurou a Feira Agrícola do Norte no dia 29 de agosto, participando também na Sessão Inaugural, onde foi condecorado pelo Governo Português com a Medalha de Honra da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, que tem como objetivo reconhecer publicamente e distinguir as pessoas ou organizações que, de forma particularmente dedicada e empenhada, através da sua ação continuada, contribuem ou contribuíram para o desenvolvimento da agricultura e valorização do mundo rural.
Sendo este um ponto de encontro para a discussão e debate das preocupações do setor tivemos também a honra de receber ilustres individualidades nacionais, nomeadamente o Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Dr. Luís Capoulas Santos, o Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Dr. Luís Medeiros Vieira, o Presidente do PSD, Dr. Rui Rio, a Presidente do CDS-PP, Dr.ª Assunção Cristas, o Presidente da Direção Política Nacional da Aliança, Dr. Pedro Santana Lopes, o Secretário-Geral do PCP, Sr. Jerónimo de Sousa, o Presidente da Comissão de Agricultura e Mar, Eng.º Joaquim Barreto, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Eng.º Aires Pereira, a Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Dr.ª Elisa Ferraz, e o Presidente da Câmara Municipal da Maia, Eng.º António da Silva Tiago, entre outras individualidades da Assembleia da República Portuguesa.
No que concerne à vertente profissional, foram diversas as iniciativas levadas a cabo durante os quatro dias do evento, nomeadamente as AgroVisitas aos Campos de Ensaio, que contaram com a participação de aproximadamente 800 Produtores de Leite e Carne, e a realização de inúmeros Workshops que visaram a partilha de conhecimento e experiências dedicadas ao setor.
A AgroSemana foi o palco escolhido para a realização do 38.º Concurso Nacional da Raça Holstein-Frísia (espécie bovina mais comum para a produção de leite), organizado pela APCRF – Associação Portuguesa dos Criadores da Raça Frísia que contou com os concursos de Animais Jovens e Animais Adultos, num total de aproximadamente 140 bovinos. Também a Exibição de Jovens Manejadores decorreu integrada nesta atividade.
Como tem vindo a ser tradição desde o ano 2016, realizaram-se as olimpíadas agrícolas Agrolympics Portugal, com a participação de 7 Escolas Profissionais Agrícolas. As provas decorreram nos dias 30 e 31 de agosto, sendo a EPAMAC – Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Marco de Canaveses a sagrar-se campeã, e representará Portugal na competição europeia a ocorrer na Estónia.
A Feira Agrícola do Norte direcionou-se também para o público-geral, apresentando uma diversificada componente lúdica, com espetáculos de artistas como os D.A.M.A, Calema e Mariza.
A Responsabilidade Social é uma importante vertente da AgroSemana, onde foram múltiplas as atividades lúdicas desenvolvidas no recinto para que os visitantes pudessem efetuar o seu donativo a favor da APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima. Foram angariados 9.762 € para as 2 Casas de Abrigo para vítimas de violência, da APAV, onde estão a ser necessários equipamentos e materiais essenciais, pelo que pretendemos proporcionar melhores condições de acolhimento e de vivência às vítimas, neste seu novo “lar”. Também a Caminhada Solidária contribuiu para esta causa com 683 participantes. Dedicada aos amigos de quatro patas, a Cãominhada Fidelidade, organizada pelo Segalab – Laboratório de Sanidade Animal e Segurança Alimentar, S.A. teve aproximadamente 598 animais, onde foi possível obter 3.350 € para a associação “A Cerca – Abrigo dos Animais Abandonados”, além de outros donativos em géneros.
O objetivo passa por dar continuidade ao crescimento sustentado da AgroSemana e reforçar a Feira como um evento de referência do setor agrícola.