A TMG, Tropical Melhoramento & Genética e a Verdeca, uma joint-venture entre a Arcadia Biosciences e a Bioceres Crop Solutions, anunciaram que completaram com êxito o processo regulatório e receberam a aprovação comercial no Brasil da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) para a solução transgénica de soja HB4, que confere tolerância à seca na soja. A aprovação permite a semear e colher variedades HB4 de soja no Brasil.
Por outro lado, além do HB4 sozinho, foi também aprovado a junção de outra substância tolerante a herbicidas, o que contribuirá para a tolerância ao herbicida glifosato. Esta é uma nova versão do portefólio de soluções biotecnológicas desenvolvidas para beneficiar os produtores de soja através da melhoria da qualidade, mitigação de stress hídrico e boas práticas agrícolas da Verdeca.
A aprovação por parte do CTNBio é seguida por um período de consulta pública de 30 dias, antes de ser emitido o documento de aprovação definitivo. O lançamento comercial da tecnologia HB4 no Brasil está sujeito às aprovações dos principais países importadores de grãos de soja, que estão em curso, e pelos processos de registo de variedades.
A solução HB4 da Verdeca já tinha sido aprovada na Argentina e pela administração de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos. Atualmente, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos está a examinar as propostas regulamentares, assim como a China, Paraguai, Bolívia e Uruguai.
No Brasil são cultivados mais de 34 milhões de hectares de soja. Nas duas últimas campanhas, a região sul-americana passou por condições de seca significativas. A tecnologia HB4 poderá evitar perdas provocadas pela seca aos produtores de soja da Argentina e Brasil.
«Esta nova tecnologia permitirá aos produtores de soja proteger os rendimentos sob condições de stress hídrico», disse Martin Mariani Ventura, diretor-geral da Verdeca. E acrescentou que «a desregulamentação desta tecnologia no Brasil é um passo importante para a comercialização com êxito da tecnologia HB4 no Sul da América».
Por sua vez, Francisco Soares, CEO da TMG, afirmou que «o HB4 é a primeira solução transgénica de soja que vai mais além da oferta tradicional para a tolerância aos herbicidas e à resistência aos insetos. Proporcionará estabilidade de rendimento em diversos ambientes e os agricultores verão um benefício direto do uso da tecnologia».
Segundo Alexandre García, diretor de investigação da TMG, esta aprovação comercial permitirá realizar provas mais amplas para o desenvolvimento de variedades, o aumento de sementes e o registo de variedades de soja em território brasileiro.
«A TMG, como empresa brasileira, orgulha-se de ser parte deste projeto em colaboração com a Verdeca e de ter completado o marco regulatório no Brasil. É muito importante ter empresas sul-americanas trazendo inovação aos agricultores da região».
Fonte: Agricultura e Mar Actual