Comércio Internacional de Vinho – janeiro a agosto 2021

Confagri 22 Out 2021

Fonte: IVV

No período de janeiro a agosto de 2021 foram exportados 215 milhões de litros de vinho no valor de 581 milhões de euros.

O mês de agosto de 2021 registou, no âmbito das exportações nacionais de vinho, um comportamento positivo em volume e valor, refletindo-se, uma ligeira quebra no
preço médio, concluindo-se o mês com +10,9%, +6,5% e -3,9% respetivamente.

Este crescimento foi sustentado essencialmente pelos países terceiros que registam um crescimento em volume (+15%) e em valor (+10,9%) embora com quebra do
preço médio (-3,6%).

De salientar o desempenho nos mercados do Canadá e Alemanha, que registam crescimento nas vendas em volume, valor e preço médio.

França, Estados Unidos, Brasil, Reino Unido e Canadá países que estão no Top 5 dos nossos mercados alvo apresentam em agosto de 2021, o seguinte comportamento:

  • França: Quebra em volume (-5,6%), valor (-5,3%) e aumento do preço médio (+0,3%)
  • Estados Unidos: Crescimento em volume (+34,9%), valor (+12,3%) e quebra no preço médio (-16,8%)
  • Brasil: Aumento em volume (+3,4%), e quebra em valor (-2,3%) e preço médio (-5,5%)
  • Reino Unido: Quebra em volume (-15,7%) e crescimento em valor (+3,9) e preço médio (+23,3%)
  • Canadá: Crescimento em volume (+27,6%), valor (+45,8%) e preço médio (+14,3%)

As exportações do vinho certificado no mês de agosto de 2021, registaram o valor de 28 milhões de euros, representando cerca de 46% do valor total exportado, apresentando um crescimento de 8,1% face a agosto de 2020.

O vinho com DO apresenta crescimento em volume (+12,1%), valor (+10,4%) e quebra no preço médio (-1,6%). Já o vinho com IG apresenta crescimento em volume (+3,8), valor (+5,3%) e preço médio (+1,4%).

As exportações de vinho certificado para países terceiros representam em agosto de 2021, cerca de 62% e 67% do volume e valor total das expedições / exportações de vinho certificado, respetivamente, e com um preço médio (2,88 €/l) superior ao verificado nos países comunitários (2,39 €/l).

As vendas de vinho certificado representam face aos totais Expedidos / Exportados no mês de agosto de 2021 (face a agosto de 2020):

  • Mercados Comunitários – Crescimento em volume (+28,7%) e valor (+24,2%) e quebra do preço médio (-3,5%)
  • Países Terceiros – Decréscimo em volume (-1,6) e aumento em valor (+1,5%) e preço médio (+3,2%)

O Vinho do Porto regista um comportamento positivo no mês de agosto de 2021 com crescimento em volume (+6,9 %), em valor (+13,9%) e preço médio (+6,6%) face ao
período homólogo de 2020.

Quanto ao vinho tranquilo não certificado (ex-mesa), que representa em agosto de 2021, 36% e 16,2% dos volume e valor total expedido / exportado, respetivamente,
regista crescimento em volume (+18,4%) e quebras em valor (-4,6%) e preço médio (-19,4%).

O período de janeiro a agosto de 2021 (em comparação com o período de janeiro a agosto de 2020), apresenta um crescimento em valor superior ao verificado no mês
de agosto:

  • Total – Crescimento em volume (+8,6%) em valor (+13%) e preço médio (+4%)
  • Mercado Comunitário – Crescimento em volume (+7,5%), em valor (+11,4%) e preço médio (+3,6%).
  • Países Terceiros – Crescimento em volume (+9,6%), em valor (+14,4%) e preço médio (+4,4%).

A exportação do vinho certificado (vinho com DO e IG), registou um aumento em volume de 10,1 % (vinho DO de +10,3%, vinho IG de +9,8%), e em valor de 12,4% (vinho DO de +13,8%, vinho IG de +10,6%), e crescimento no preço médio de 2,1% (vinho com DO de +3,1%, vinho com IG de +0,8%).

O TOP 5, em valor no período janeiro a agosto, dos mercados de destino da exportação de vinho nacional são França, EUA, Reino Unido, Brasil e Alemanha:

  • O mercado francês que no período em causa volta a liderar esta tabela, apresenta um acréscimo em volume (+6,2%) e em valor (+8,9%) que se traduz num acréscimo do preço médio de +2,6%.
  • Os Estados Unidos ocupam o 2.º lugar da tabela, apresentando crescimentos em volume (+11,1%), valor (+14,1%) e preço médio (+2,7%)
  • Destaca-se o desempenho das exportações de vinho nacional para o Reino Unido e Alemanha que neste período registaram aumentos em volume, valor e preço médio.
  • As exportações para o Brasil apesar do bom desempenho em volume (+29,4%) e valor (+26,8%) registam uma quebra no preço médio de -2% o que pode ser justificado pelo crescimento da exportação de vinho (ex-mesa) na ordem dos +38% em volume e 29% em valor, o que se traduz numa quebra do preço médio de 11,5%.
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