O presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, indicou esta terça-feira que nos primeiros nove meses do ano deu-se um crescimento de 19,5 por cento no abate de bovinos para exportação e de 1,9 por cento para consumo local.
«Se nos fixarmos nos primeiros nove meses deste ano, comparativamente com igual período de 2017, o crescimento de bovinos para abate para consumo local é de 1,9 e de 19,5 por cento para a exportação», disse Vasco Cordeiro.
O governante apresentou este «bom indicador» na inauguração do novo matadouro do Faial, orçado em mais de cinco milhões de euros e primeiro ponto da visita de trabalho de dois dias do executivo açoriano à ilha do grupo central.
O equipamento inaugurado, advogou Vasco Cordeiro, «é não só necessário como merecido» e íntegra uma série de trabalhos em matadouros: brevemente serão inauguradas as obras de ampliação do matadouro da Terceira, «em curso» está o novo matadouro da Graciosa e a requalificação do matadouro de São Miguel e em 2019 deve surgir o projeto para o novo matadouro de São Jorge.
Vasco Cordeiro admitiu, todavia, existirem «importantes desafios» no setor aos quais tem de ser dada resposta, «como é o caso do melhoramento ao nível do acabamento dos animais, da transformação com maior valor acrescentado e procura incessante por novos mercados que valorizem» as produções açorianas, «gerando mais rendimento desta atividade».
Fonte: Lusa