ENRD lança questionário sobre iniciativas de bioeconomia em meio rural

Confagri 03 Jan 2019

A Rede Europeia para o Desenvolvimento Rural -Grupo Temático sobre Integração da Bioeconomia tem em curso um questionário sobre iniciativas em bioeconomia a desenvolver em meio rural.

Com esta iniciativa, a Rede Europeia para o Desenvolvimento Rural (ENRD) tem por objetivo recolher exemplos de empresas de pequena e média dimensão, empresas sociais ou quaisquer iniciativas públicas ou privadas que contribuam para o desenvolvimento de cadeias de valor e clusters de bioeconomia a desenvolver em meio rural.

Caso esteja envolvido num projeto inovador ligado à utilização de recursos renováveis ou a fluxos de resíduos ​​provenientes da agricultura ou silvicultura, desenvolvido com o objetivo de criar rendimentos, empregos e oportunidades em áreas rurais, e que garanta o uso sustentável dos recursos naturais, partilhe a sua experiência respondendo até 31 de janeiro de 2019 ao questionário online, aqui.

Antes de iniciar o preenchimento da versão online do questionário, recomenda-se a leitura do documento de suporte, de forma a garantir a disponibilidade de toda a informação necessária, disponível aqui.

Se tem alguma dúvida sobre se o seu projeto se enquadra dentro dos objetivos desta iniciativa, contacte a ENRD através de bioeconomy@enrd.eu . Os exemplos recolhidos contribuirão para a elaboração de um inventário de iniciativas europeias sobre a bioeconomia rural, através do qual qualquer interessado pode aceder a informação relativa a experiências concretas e abordagens testadas.

Os resultados serão publicados através do Portal da Bioeconomia Rural e de publicações da ENRD, que também fornecerá material para a análise das lições aprendidas quanto à promoção das cadeias de valor da bioeconomia rural.

A Rede Europeia de Desenvolvimento Rural é o eixo de ligação entre os intervenientes do desenvolvimento rural em toda a União Europeia (UE).

Descubra o que a REDR significa para si e como podemos contribuir para a implementação eficaz das estratégias de desenvolvimento rural através do desenvolvimento, partilha de conhecimentos, intercâmbio e cooperação por toda a Europa.

Os objetivos da Rede Europeia de Desenvolvimento Rural são recolher, analisar e disseminar informação sobre as medidas e práticas do desenvolvimento rural; fornecer informação sobre o decurso das atividades nas zonas rurais; organizar reuniões e seminários; estabelecer e dirigir as redes de contactos para promover o intercâmbio de conhecimentos especializados, apoiar a implementação e a avaliação da política de desenvolvimento rural e apoiar as iniciativas das redes nacionais e de cooperação transnacional.

Fonte: Agricultura e Mar Actual

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI