Exportações do setor agroalimentar fecham 2021 a crescer

Confagri 10 Fev 2022

Fonte: portugal.gov.pt

O Instituto Nacional de Estatísticas (INE) anunciou os dados do Comércio Internacional do Complexo Agroalimentar (CAA) relativos a dezembro de 2021, que revelaram uma tendência de crescimento das exportações no setor Agroalimentar.  O ano de 2021 fechou a crescer, com as exportações a aumentarem 11,4% (6 920 M€ para 7 709 M€) face a 2020.

Das atividades que compõem o complexo Agroalimentar regista-se um crescimento em todas as categorias, com a Agricultura e as Indústrias de Produtos Alimentares, Bebidas e Tabaco a crescer 5,5% e 12,9%, respetivamente, comparativamente com o ano anterior.

Nas importações registou-se um aumento de 11,3% face a 2020, sendo esta uma tendência de crescimento que se verifica após o 1º ano de pandemia (2019), ano em que as importações do setor Agroalimentar diminuíram.

Destaque-se, ainda, que o setor dos vinhos fechou o ano a crescer, com um aumento das exportações de 8% face a 2020. 

«Os dados agora divulgados pelo INE vêm reforçar a robustez e a relevância do setor agroalimentar para a economia e competitividade do País. Mantém-se a tendência de crescimento e confirma-se a resiliência que o setor demonstrou, mesmo nos períodos mais difíceis da pandemia», afirmou a Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI