Exportações de vinho crescem no 1.º trimestre do ano e superam os 185 milhões de euros

Confagri 02 Jun 2020

Fonte: flfrevista.pt 

 

Entre Janeiro e Março de 2020, as exportações dos vinhos portugueses cresceram 2,1% em valor, comparativamente com o período homólogo em 2019, totalizando mais de 185 milhões de euros. No mesmo período, a subida em volume foi de 4,4%. Estes são os mais recentes dados do desempenho do sector, dados a conhecer pela ViniPortugal, a Associação Interprofissional para a Promoção dos Vinhos de Portugal.

Olhando para os dados das exportações por grupos de mercados, constata-se que a União Europeia teve um comportamento oposto em relação ao verificado nos chamados países terceiros (que inclui destinos como EUA, Canadá, Brasil, China, entre outros), registando uma queda de 14,4% em valor. Nos países terceiros registou-se um crescimento de 22,8%, para um valor próximo dos 99 milhões de euros.

Os países que apresentaram crescimentos a dois dígitos das exportações de vinhos portugueses no período em análise foram Coreia do Sul (44,2%), México (34,7%), EUA (18,8%), Japão (15,4%) e Canadá (12,0%). No espaço da União Europeia destaque para a Suécia, que teve um desempenho positivo, com um crescimento de 26,0% em valor. As maiores quedas verificaram-se na Dinamarca (-23,4%), China (-29,7%), Macau (-52,1%) e Rússia (-36,6%).

Merece nota o facto de a Coreia do Sul ser o destino de maior preço médio (6,21 euros), seguida por Hong Kong (5,82 euros), Dinamarca (4,59 euros) e Macau (2,92 euros).

Na categoria Espumantes verificou-se, em valor, uma queda menos significativa na União Europeia (-5,1%) e um crescimento muito significativo (57,2%) nos países terceiros. Destaque, nos mercados de exportação de Espumantes, para Angola (573 mil euros), EUA (154 mil euros) e Brasil (136 mil euros). Os crescimentos mais significativos no 1.º trimestre do ano face ao mesmo período em 2019 ocorreram em Angola (+473,0%), Noruega (+110,0%) e Suíça (+84,8%).

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI