Fonte: IVV
O mês de novembro de 2021 registou, no âmbito das exportações nacionais de vinho, um comportamento negativo em volume, embora com aumento do valor e preço médio, concluindo-se o mês com -4%, +2,7% e +7% respetivamente.
Estes valores são sustentados essencialmente pelo comportamento dos países terceiros que registam um decréscimo em volume (-7%) e aumentos em valor (+3%) e preço médio (+10,7%).
No período em causa verifica-se, face a novembro de 2020, um ligeiro decréscimo nas expedições para o mercado comunitário em volume (-0,3%, o que equivale a menos 366 HL) e crescimentos em valor (+2,4%) e preço médio (+2,7%).
As exportações do vinho certificado no mês de novembro de 2021, registaram o valor de 34,8 milhões de euros, representando 36,3 % do valor total exportado, apresentando um aumento de 3,6 % face a novembro de 2020.
O vinho com DO apresenta aumento nas três dimensões, em volume (+0,4%), valor (+6,7%) e preço médio (+6,3%). Já o vinho com IG apresenta quebra em volume (-2,3%), valor (-0,3%) e crescimento do preço médio (+2,1%).
As exportações de vinho certificado para países terceiros representam em novembro de 2021, cerca de 64% e 67% do volume e valor total das expedições / exportações de vinho certificado, respetivamente, e com um preço médio (3,13 €/l) superior ao verificado nos países comunitários (2,73 €/l).
A exportação do vinho certificado (vinho com DO e IG), registou um aumento em volume de 5,8 % (vinho DO de +5,1%, vinho IG de +6,5%), e em valor de 8,1% (vinho DO de +8,6%, vinho IG de +7,5%), e crescimento no preço médio de 2,2% (vinho com DO de +3,3%, vinho com IG de +1,0%).
O TOP 5, em valor no período janeiro a novembro, dos mercados de destino da exportação de vinho nacional são França, EUA, Reino Unido, Brasil e Alemanha.