2 milhões de euros financiados pela UE para desenvolver uma Rede de Inovação de Carne de Bovino na Europa (Beef Innovation Network across Europe)
Uma nova rede transeuropeia de apoio à produção de carne bovina, chamada BovINE, destinada a enfrentar os
desafios de sustentabilidade do setor, foi lançada hoje na Irlanda. Esta rede pretende agregar investigadores, consultores, agricultores e outras players relevantes de nove estados membros da UE para estimular o intercâmbio de conhecimentos e ideias a nível internacional em quatro temas: resiliência socioeconómica, saúde e bem-estar animal, eficiência da produção, qualidade da carne e sustentabilidade ambiental.
A Faculdade de Medicina Veterinária faz parte do consórcio que concorreu com sucesso e recebeu um financiamento de 2 milhões de euros da União Europeia para desenvolver este projeto, que será compartilhado com outras 17 instituições parceiras da UE. O projeto BovINE envolve criadores de carne de nove Estados-Membros, cobrindo 75% do efetivo de vacas aleitantes na Europa e 70% da produção de carne bovina. Focada em responder às necessidades identificadas pelos agricultores, a rede BovINE fornecerá aos criadores de carne bovina acesso a informação sobre inovações destinadas a melhorar a sustentabilidade das suas explorações agrícolas e de toda a indústria.