A comunidade ligada à produção de carne de bovino aumenta o acesso ao conhecimento vital para garantir a sustentabilidade do sector

Confagri 07 Set 2022

A plataforma de armazenamento de informação, BovINE Knowledge Hub, que contém mais de 400 publicações sobre investigação e boas-práticas relacionadas com a bovinicultura, já recebeu mais de 2.000 visitas individuais, que corresponde a mais de 25.000 páginas visualizadas, em menos de um ano. 

O projecto BovINE promoveu as suas iniciativas através de actividades e eventos nacionais, com o objectivo de garantir que cada vez mais bovinicultores e os seus consultores e técnicos, aproveitem os conhecimentos e os conselhos práticos disponíveis, de forma gratuita, na plataforma BovINE Knowledge Hub.

Muitos agricultores por toda a Europa, assim como os seus consultores especializados nas mais diversas áreas, já acederam e tomaram partido das informações armazenadas no BovINE Knowledge Hub. Estas estão agrupadas em quatro temas principais: saúde animal e bem-estar; resiliência socioeconómica; eficiência produtiva e qualidade da carne; e sustentabilidade ambiental.

José Pais, gestor em Portugal da rede regional do projecto BovINE financiado pela UE, afirma:

“A plataforma BovINE Knowledge Hub abarca uma quantidade enorme de informação, validada e demonstrada na prática pecuária e pela Ciência. Numa altura em que aos bovinicultores e a todo o sector da produção de carne de bovino em Portugal, são colocados desafios em inúmeras frentes e das mais variadas formas, é crucial que os conhecimentos necessários na resposta às expectativas dos reguladores, do mercado e dos consumidores e em que é necessário garantir a sustentabilidade da produção, cheguem aqueles que dele necessitam e que dele farão bom uso – os produtores. O BovINE Knowledge Hub é uma excelente fonte de informação tanto para os próprios produtores como para toda a rede de profissionais que os apoia e que com eles trabalha. Através da nossa reunião em Évora em Outubro de 2022, a ser organizada pela equipa Portuguesa do BovINE, iremos incentivar uma ainda maior quantidade de bovinicultores portugueses a ligarem-se à plataforma, permitindo que dominem e utilizem toda a informação de que precisam”.

Note-se que os visitantes da plataforma Knowledge Hub, utilizando o seu próprio navegador de Internet, podem traduzir todo o conteúdo para a sua própria língua.

O encontro em Portugal é um dos nove encontros nacionais do BovINE para agricultores e seus consultores, que decorrerão na Bélgica, Estónia, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Polónia, Portugal e Espanha. Paralelamente às reuniões, decorre uma campanha de comunicação através dos meios de comunicação social e especializados em todas as línguas, utilizando conteúdos do Knowledge Hub sobre temas particularmente pertinentes para cada país.

Manuel Silveira, produtor de bovinos na Ilha do Pico, nos Açores, e membro da rede Nacional do BovINE, recomenda que outros produtores adiram à plataforma Knowledge Hub:

“A plataforma Knowledge Hub é algo muito útil, onde posso encontrar respostas para os meus problemas e dúvidas. O projecto BovINE é realmente importante para todo o sector de produção de carne de bovino na Europa e também para mim como produtor. Até à data, tive acesso a conhecimento e informação útil e importante, na gestão da minha exploração.”

Miguel Vacas de Carvalho, produtor de bovinos em Montemor-o-Novo, apoia as acções do projecto BovINE e valoriza as oportunidades de colaboração através da plataforma Knowledge Hub:

“A circulação de informação entre os estados membros da UE é uma mais valia com um grande potencial. Como agricultores, técnicos, consultores e investigadores, podemos atingir melhores resultados, trabalhando em conjunto através da partilha de conhecimento. O projecto BovINE e a sua plataforma de informação é um vector ideal para facilitar este processo.”

Adira à iniciativa do BovINE “Conhecer a  plataforma BKH” no Twitter, Instagram ou Facebook e aceda às “Fichas Resumo de Boas Práticas” existentes no Knowledge Hub que promovem a sustentabilidade da produção de carne de bovino na Europa.

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI