Florestas – nova estratégia europeia

Confagri 03 Fev 2021

Tal como anunciado na sua Comunicação sobre o Pacto Ecológico Europeu, a Comissão está a desenvolver uma nova estratégia da UE para as florestas (após 2021). A estratégia basear-se-á na estratégia de biodiversidade da UE para 2030, abrangerá todo o ciclo florestal e promoverá os muitos serviços prestados pelas florestas.

A estratégia visará igualmente assegurar a saúde e a resiliência das florestas para que estas contribuam significativamente para os objetivos em matéria de biodiversidade e clima, reduzindo e controlando as catástrofes naturais, garantindo meios de subsistência e apoiando a bioeconomia circular e as comunidades rurais.

Além disso, a estratégia ajudará a UE a cumprir os seus compromissos internacionais e constituirá a base de uma abordagem clara, coerente e holística em matéria de florestas, que fortalecerá a liderança da UE a nível internacional (no contexto da agenda de sustentabilidade das Nações Unidas para 2030, do Acordo de Paris, da Convenção sobre a Diversidade Biológica e da Convenção de Combate à Desertificação).

O objetivo da presente consulta é recolher os pontos de vista dos cidadãos e das partes interessadas, que serão depois tidos em conta pela Comissão na preparação da futura estratégia florestal.

Convidam-se todos os cidadãos e organizações a participar nesta consulta.

A Comissão procura obter contributos de um vasto leque de partes interessadas, desde autoridades nacionais, regionais e locais a proprietários e gestores florestais, indústrias e empresas florestais (em especial PME e microempresas), sindicatos, cidadãos individuais na UE e noutros países (incluindo mulheres, homens e jovens), consumidores de produtos derivados da madeira, organizações não governamentais, universidades, centros académicos e de investigação, outros países e organizações internacionais e instituições financeiras.

Período para apresentação de comentários: 25 Janeiro 2021 – 20 Abril 2021

Consulte a documentação e envie os comentários aqui.
Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI