Tal como anunciado na sua Comunicação sobre o Pacto Ecológico Europeu, a Comissão está a desenvolver uma nova estratégia da UE para as florestas (após 2021). A estratégia basear-se-á na estratégia de biodiversidade da UE para 2030, abrangerá todo o ciclo florestal e promoverá os muitos serviços prestados pelas florestas.
A estratégia visará igualmente assegurar a saúde e a resiliência das florestas para que estas contribuam significativamente para os objetivos em matéria de biodiversidade e clima, reduzindo e controlando as catástrofes naturais, garantindo meios de subsistência e apoiando a bioeconomia circular e as comunidades rurais.
Além disso, a estratégia ajudará a UE a cumprir os seus compromissos internacionais e constituirá a base de uma abordagem clara, coerente e holística em matéria de florestas, que fortalecerá a liderança da UE a nível internacional (no contexto da agenda de sustentabilidade das Nações Unidas para 2030, do Acordo de Paris, da Convenção sobre a Diversidade Biológica e da Convenção de Combate à Desertificação).
O objetivo da presente consulta é recolher os pontos de vista dos cidadãos e das partes interessadas, que serão depois tidos em conta pela Comissão na preparação da futura estratégia florestal.
Convidam-se todos os cidadãos e organizações a participar nesta consulta.
A Comissão procura obter contributos de um vasto leque de partes interessadas, desde autoridades nacionais, regionais e locais a proprietários e gestores florestais, indústrias e empresas florestais (em especial PME e microempresas), sindicatos, cidadãos individuais na UE e noutros países (incluindo mulheres, homens e jovens), consumidores de produtos derivados da madeira, organizações não governamentais, universidades, centros académicos e de investigação, outros países e organizações internacionais e instituições financeiras.
Período para apresentação de comentários: 25 Janeiro 2021 – 20 Abril 2021