O projeto Interreg Sudoe AGROSMARTglobal, que visa apoiar a internacionalização digital das cooperativas agroalimentares no Sudoeste da Europa (Sudoe), e no qual a CONFAGRI participa, identificou a necessidade de apoiar e reforçar a promoção e proteção dos produtos agrícolas e agroalimentares que beneficiam de sistemas de qualidade europeus, na Internet.
Por esta razão, a Associação das Regiões Europeias de Produtos de Origem (AREPO) – em colaboração com a UTAD, IrRADIARE, e peritos especializados no domínio da propriedade intelectual – assumiu a tarefa de elaborar um guia de “melhores práticas” para as cooperativas agroalimentares, consórcios de IG e associações de produtores, com os objetivos:
- Melhorar os seus conhecimentos sobre como promover os seus produtos que beneficiam de esquemas de qualidade da UE (DOP, IGP, ETG e agricultura biológica) na Internet, a fim de tirar melhor partido do seu valor acrescentado nos mercados digitais internacionais;
- Fornecer-lhes ferramentas operacionais para proteger as suas Indicações Geográficas (IG) na Internet. Até à data, não existe uma forte protecção para as IG no que diz respeito à atribuição de nomes de domínio. A sua proteção está agora ameaçada pela nova abordagem proposta pela ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers). A luta contra a fraude na Internet é essencial para proteger os direitos dos produtores e consumidores.
A fim de desenvolver o guia mais relevante possível, precisamos da sua ajuda para identificar as suas necessidades nestas duas áreas. Por conseguinte, ficar-lhe-íamos gratos se nos pudesse ajudar, completando o inquérito desenvolvido para o efeito.
O inquérito pode ser preenchido no seguinte link: https://survey.irradiare.com/index.php/472927, e foi traduzido para português.