Projeto Europeu AGROSMARTglobal promove formação para internacionalização digital de Cooperativas e PME’s

Confagri 07 Dez 2021

 

Projeto Europeu AGROSMARTglobal

promove formação para internacionalização digital de Cooperativas e PME’s

 

Lisboa, 7 de dezembro de 2021: Decorreu, no passado  dia 2 de Dezembro, na Sede da CONFAGRI, uma formação no âmbito do projeto AGROSMARTglobal, uma iniciativa cofinanciado pelo Programa InterregSudoe, que tem como objetivo facilitar a internacionalização do setor agroalimentar no espaço Sudoe, nomeadamente de regiões como Espanha, França e Portugal, nos mercados da China e dos Estados Unidos.

 

A formação esteve a cargo de Nuno Bexiga, especialista e consultor em comércio eletrónico e mercados internacionais, da empresa Espanhola POLA NETWORK SL.

O que se pretendia com esta formação era reforçar as competências e conhecimentos dos colaboradores dos parceiros portugueses envolvidos no projeto – CONFAGRI e UTAD -, em matéria de internacionalização digital, para que possam, posteriormente, apoiar tecnicamente as Cooperativas e outras PME’s do setor agroalimentar na tomada de decisões em torno desta matéria.

 

O projeto AGROSMARTglobal selecionou as plataformas B2B Importfood.net e Putaojiu.com para aceder ao mercado da China, e a Rangeme.com e Alibaba.com para o mercado dos Estados Unidos.

Nestas plataformas estão a ser desenhados espaços virtuais que agregam Cooperativas e outras PME’s com os produtos do setor agroalimentar, para que consigam aceder  àqueles mercados. 

Próximos Passos:

A 2ª fase desta formação para as Organizações será ministrada na plataforma de e-learning da CONFAGRI e decorrerá durante o mês de Dezembro.

  • Durante o mês de janeiro de 2022, o AGROSMART irá disponibilizar formação gratuita online em português, destinada às Cooperativas agroalimentares e outras PME’s que venham a manifestar interesse. A formação será ministrada por consultores especializados nestas matérias e as inscrições  serão abertas em breve.

Sobre o AGRIOSMARTglobal:

AGROSMARTglobal é um projeto europeu cofinanciado pelo Programa InterregSudoe 2014-2020, no âmbito do eixo prioritário de promoção da competitividade e internacionalização das PME no Sudoeste da Europa.

As dez regiões do espaço Europeu Sudoe abrangidas pelo projeto são: em Espanha: Galiza, Castela-La Mancha, País Basco e La Rioja; na França: Nova Aquitânia e em Portugal: Norte, Algarve, Centro, Lisboa e Alentejo.

Os parceiros do projeto, cujo horizonte temporal é 01/10/2019 – 31/03/2023, são:

  • AGACA: Asociación Galega de Cooperativas Agrarias. Beneficiario principal e coordinador.
  • Cámara Oficial de Comercio, Industria y servicios de La Rioja.
  • CACLM: Cooperativas Agroalimentarias de Castilla La Mancha.
  • KONFEKOOP: Confederación de Cooperativas Agroalimentarias de Euskadi.
  • Amvos Worldwide Digital. Consultora de Marketing Digital.
  • Association des Régions Européennes des Produits d´Origine, AREPO, Francia.
  • CDF NA: Coop de France Nouvelle Aquitaine, Francia.
  • CCI Limoges et Haute Vienne: Chambre du Commerce et Industrie de Limoges.
  • UTAD: Universidade de Trás-os-montes e Alto Douro, Portugal.
  • CONFAGRI: Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas, Portugal.

 

Mais informações em www.agrosmartglobal.eu

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI