“Não dê boleia ao mexilhão-zebra.” Espécie é ameaça no Alqueva

Confagri 27 Set 2019

Fonte: tsf.pt

Bastante “preocupada”, a empresa do Alqueva diz estar a tentar “que, em competições de pesca desportiva em barcos que vieram de Espanha, seja feita uma desinfeção antes dos concursos”.

Não dê boleia ao mexilhão-zebra.” Este é o nome da campanha que foi lançada pela empresa do Alqueva para tentar evitar que esta espécie chegue à albufeira.

A bióloga Rita Azedo, ouvida pela TSF, explica que esta espécie exótica é uma ameaça em Espanha. O mexilhão-zebra existe em três bacias hidrográficas, entre as quais no rio Guadalquivir. A campanha foi lançada precisamente pela proximidade ao território nacional, já que os barcos navegam nos cursos de água dos dois países.

“Há muitas embarcações que andam no Alqueva e vêm de albufeiras espanholas, depois vêm a Portugal. Uma vez que esta espécie já é vista em Espanha, poderá haver uma hipótese de contágio de uma zona espanhola para a nossa zona portuguesa de Alqueva”, defende a bióloga.

Bastante “preocupados”, os responsáveis pela iniciativa dizem estar a tentar “que, em competições de pesca desportiva em barcos que vieram de Espanha, seja feita uma desinfeção antes dos concursos”.

Rita Azedo esclarece ainda quem não conhece a espécie: “O mexilhão-zebra passa por uma fase de larva, uma fase muito pequenina em que nem sempre se observa, e, nessa fase, ele tem uma capacidade de expressão muito grande.”

Mexilhão-zebra é o seu nome, porque as suas cores sugerem o padrão zebrado. “Depois de se fixar, os indivíduos não são muito grandes, têm um tom creme e umas riscas mais escuras”, descreve Rita Azedo.

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI