GNR das Caldas da Rainha destruiu ninho de vespa asiática

Confagri 26 Jul 2019

Fonte: radiohertz.pt

O Comando Territorial de Leiria da Guarda Nacional Republicana, através do Núcleo de Protecção Ambiental de Caldas da Rainha, destruiu um ninho de vespa asiática. Aconteceu na localidade de Casal das Hortas.

Após uma denúncia a dar conta da existência desta espécie, os militares identificaram o ninho, que se encontrava num ramo de um Sobreiro, a cerca de quinze metros do solo, numa operação que contou, ainda, com a Protecção Civil de Caldas da Rainha. O ninho foi destruído através de intervenção química e com recurso a sistemas mecânicos (cana de carbono).

Importa referir que a vespa asiática ou velutina é uma espécie predadora natural das abelhas e outros insectos, o que pode eventualmente originar, a médio prazo, impactos significativos na biodiversidade, em particular nas espécies de vespas nativas e nas populações de outros insetos, representando um risco para a apicultura, para a produção agrícola e para o ambiente.

A deteção ou a suspeita de existência de ninho ou de exemplares de Vespa velutina deverá ser comunicada através de um dos seguintes meios:

– Linha SOS Ambiente e Território – 808 200 520. Neste caso o observador será informado do procedimento a seguir para a efetiva comunicação da suspeita;

– Inserção/georreferenciação online do ninho ou dos exemplares de vespa e preenchimento online de um formulário com informação sobre os mesmos, disponível no portal www.sosvespa.pt, acessível a partir dos portais da Direção Geral de Veterinária e Alimentação, do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, das Direções Regionais de Agricultura e Pescas, do SEPNA/Guarda Nacional Republicana e das Câmaras Municipais respetivas.

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI