Portugueses criam armadilha para destruir ninhos de vespa-asiática

Confagri 28 Mai 2019

Um grupo de cientistas do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, em Braga, criou uma armadilha para destruir os ninhos de vespa-asiática, o Arma4Vespa.

De acordo com o jornal Público, os primeiros resultados dos testes da tecnologia foram apresentados na passada semana, com as armadilhas a entrarem na sua última fase de desenvolvimento em breve.

As armadilhas, na forma de pequenas esferas, são confundidas com o tórax das abelhas, levando as vespas até ao seu ninho para depois libertar um biocida que as mata.

O Público revela que os primeiros resultados indicam que estas cápsulas funcionam melhor perto das colmeias e que depois de colocadas pelos apicultores, são levadas pela vespa-asiática para o seu ninho.

«Como normalmente as temperaturas no ninho são mais altas e os materiais acabam por se degradar, esperamos que a vespa coma uma parte da cápsula e ajude à sua degradação total», explica Miguel Cerqueira, um dos responsáveis pelo projeto.

Os testes estão a ser feitos numa zona aberta e a última fase de desenvolvimento do projeto inicia-se já no próximo mês, altura em que os cientistas procurarão saber qual o número de cápsulas mais indicado para destruir um ninho e de que forma é que as cápsulas têm que se degradar para matas as vespas.

Fonte: vidarural

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter

Subscreva a newsletter do Portal da CONFAGRI

Email Marketing by E-goi