Novo Museu do Vinho do Porto fica na Ribeira e é inaugurado a 5 de março

Confagri 25 Fev 2019

O novo Museu do Vinho do Porto vai ser inaugurado a 5 de março, em instalações reabilitadas na Ribeira do Porto, com um novo conceito e reunindo vários objetos do acervo da Câmara antes «espalhados em diferentes polos».

A informação foi avançada à Lusa numa resposta da autarquia em que se explica que a transferência do museu para este edifício municipal da Rua da Reboleira foi aproveitada para uma «reformulação do conceito» do espaço, que agora «evidencia a importância do poder local na regulação do comércio do vinho».

O Museu do Vinho do Porto, um dos núcleos do Museu da Cidade, esteve instalado desde 2004 no Armazém do Cais Novo, na zona de Massarelos, e segundo a página da Internet da empresa municipal Go Porto, o processo de mudança para a Ribeira foi iniciado em 2016 e «representa um investimento superior a 128 mil euros».

«Neste novo espaço, evidencia-se a importância do Poder Local na regulação do comércio do vinho em geral e do Vinho do Porto em particular e realça-se três categorias de oficiais municipais que, ao longo dos séculos, lidaram com o vinho, vereadores, almotacés e aferidores», descreve o município na resposta enviada à Lusa.

De acordo com a câmara, «a função secular do Governo da cidade em garantir o seu aprovisionamento desdobra-se nas funções de obtenção, armazenamento e distribuição de provisões», bem como «decisão e fiscalização» relativamente a vários aspetos.

Em causa, diz o município, estavam «categorias, modalidade de venda, locais de descarga e venda, transportes, circulação, higiene, vendedores e vendedeiras, vasilhas, padrões de medidas e tabelamento de preços».

O novo espaço «reúne, sistematiza e valoriza diversos objetos pertencentes ao acervo municipal e relacionados com o tema, mas que estavam espalhados por diferentes polos», esclarece a autarquia.

Estes objetos estavam, até agora, em reservas municipais, no Arquivo Histórico Municipal do Porto, Biblioteca Pública Municipal do Porto e espólio da Câmara do Porto em depósito no Museu Nacional Soares dos Reis.

Na página da Internet da autarquia descreve-se que «a vertente comercial do Vinho do Porto, aquela que é a sua forte ligação à cidade, constitui o foco do novo Museu do Vinho do Porto que tem inauguração marcada para 5 de março».

«Localizado no edifício da Rua da Reboleira, onde funcionou em tempos o CRAT – Centro Regional de Artes Tradicionais, frente ao rio e no “coração” da Ribeira e do Centro Histórico, o museu assumirá uma postura disruptiva, afirmando desde logo que não se está perante “mais um” espaço museológico sobre o Vinho do Porto, o rio ou a região duriense», refere.

Segundo a Câmara, o novo museu complementa «as propostas já existentes, nomeadamente no Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), nas caves de Gaia e no Alto Douro».

Ao mesmo tempo, «introduz uma narrativa diferente a propósito deste produto, pondo o foco no papel do município no negócio e nas coleções municipais associadas ao tema».

«Mantendo o objetivo último da divulgação e promoção do Vinho do Porto e da sua história, o equipamento pretende sublinhar a importância do Poder Local na regulação do comércio do vinho», observa.

De acordo com a página da Internet da empresa Municipal Go Porto, os «principais trabalhos» da empreitada visavam, «além de dotar o Museu Vinho do Porto das infraestruturas necessárias para o seu funcionamento, reabilitar o património arquitetónico da cidade promovendo o seu desenvolvimento».

Fonte: Lusa

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI