Novos focos de gripe das aves em Peniche e na Barquinha

Confagri 12 Jan 2022

Fonte: DGAV

No dia 10 de janeiro, foi confirmado um foco de infeção por vírus da Gripe Aviária (GA) em gaivotas (Larus michahellis) encontradas mortas em Peniche (foco n.º 6) e em patos mudos (Cairina moschatta) encontrados mortos em Vila Nova da Barquinha, na zona de vigilância do anterior foco de GAAP em perus.

Estas duas ocorrências não implicaram a determinação de zonas de restrição, mas o reforço das medidas de vigilância e biossegurança ao redor da zona afetada.

A DGAV salienta a importância do cumprimento estrito das regras de biossegurança e das boas práticas de produção avícola, especialmente aquelas destinadas a evitar
contactos diretos ou indiretos entre as aves domésticas e as aves selvagens, os procedimentos de higiene de instalações, equipamentos e materiais, bem como o controlo dos acessos aos estabelecimentos onde são mantidas as aves.

É ainda de extrema importância a notificação imediata de qualquer suspeita, de forma a permitir uma rápida e eficaz implementação das medidas de controlo da doença no terreno pela DGAV, pelo que se apela à notificação de mortalidade de aves selvagens através da aplicação ANIMAS (https://animas.icnf.pt).

Mais informação no site da DGAV

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI