Nunca a Europa teve tantos incêndios florestais como este ano

Confagri 12 Ago 2022

Fonte: jornaleconomico.pt

O serviço de monitorização por satélite da União Europeia revelou que registou um aumento nas emissões resultantes de incêndios florestais.

As chamas que incendiaram dezenas de milhares de hectares de floresta na França, Espanha e Portugal fizeram de 2022 um ano recorde para a atividade de incêndios florestais na Europa, informou o serviço de monitorização por satélite da União Europeia, Copernicus Atmosphere Monitoring Service (CAMS), citado pela “France 24”.

O CAMS revelou que que a França atingiu, nos últimos três meses, os níveis mais altos de poluição por carbono por incêndios florestais desde que os registos começaram em 2003. Segue-se a Espanha com as maiores emissões de carbono em incêndios florestais a acontecer no mês passado.

“Temos monitorizado um aumento no número e nas emissões resultantes de incêndios florestais, pois as condições das ondas de calor exacerbaram os incêndios no sudoeste da França e na Península Ibérica”, disse Mark Parrington, cientista sénior do CAMS.

O serviço de monitorização refere que a potência radiativa diária total dos incêndios – uma medida da intensidade das chamas – na França, Espanha e Portugal em julho e agosto foi “significativamente maior” do que a média.

O CAMS alertou que uma grande proporção da Europa Ocidental estava agora em “perigo extremo de incêndio”, com algumas áreas de “perigo de incêndio muito extremo”.

A França recebeu ajuda para combater o último incêndio, que tem 40 quilômetros de largura e forçou cerca de 10.000 pessoas a evacuar a região, com 361 bombeiros  vindos de países vizinhos europeus, incluindo Alemanha, Polónia, Áustria e Roménia.

Em Espanha, na Galiza, a região que mais sofreu com os incêndios desde o início do verão, os incêndios que continuam, em redor da cidade de Ourense. Nos últimos dois dias, já queimaram, 2.300 hectares de terreno.

Em Portugal, o incêndio que deflagrou no sábado, em Garrocho, no concelho da Covilhã, alastrou hoje, ontem no começo do dia ao concelho de Celorico da Beira (Guarda). Esta sexta-feira um incêndio na Serra da Estrela está a ser combatido por mais de 1.600 operacionais.

Leia a notícia aqui

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI