Nunca a inovação fez tanto sentido

Confagri 15 Abr 2020

Fonte: portugal.gov.pt

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, inaugurou a Feira Digital do Queijo DOP, um projeto da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, dos CTT e da plataforma DOTT.

Após visitar uma exploração de leite em Castelo Branco e uma queijaria em Oliveira do Hospital para acompanhar o escoamento destes produtos, Maria do Céu Albuquerque esteve na sede do Município de Oliveira do Hospital para lançar a primeira Feira Digital no âmbito do setor da Agricultura, já disponível na plataforma DOTT e que está integrada na iniciativa «de Coimbra – Região Europeia da Gastronomia 2021».

«Não posso deixar de salientar o esforço e a dedicação de quem trabalha no setor, de todos os produtores e agricultores para quem a prioridade é garantir que nada falte nas nossas mesas. Mesmo perante todas as dificuldades e obstáculos, mesmo perante um contexto em que nos pedem que fiquemos em casa, a Agricultura não pára e continua a garantir produtos de excelência. Obrigada a todas e a todos e, especificamente no âmbito desta iniciativa, a todas e a todos que estão ligados à criação de gado, à produção de leite, à produção dos queijos DOP e que, bem sabemos, encaram uma vida dura e que pede total entrega», disse a Ministra da Agricultura.

Maria do Céu Albuquerque referiu ainda que são muitas as dificuldades enfrentadas pelo setor, decorrentes de novos padrões de consumo, do encerramento da restauração e da mudança também registada na dinâmica internacional. São dificuldades que, conforme esclareceu, estão a ser acompanhadas e monitorizadas pela área governativa da Agricultura para que, a todo o momento, possam ser desenvolvidas novas medidas.

A Ministra destacou ainda a parceria que tornou possível este projeto e referiu que «perante este desafio que enfrentamos, nunca a inovação fez tanto sentido. E mais: passou a ser essencial. Temos de responder rapidamente às mudanças de hoje, já a pensar no amanhã. A Feira que agora inauguramos é prova disso, de uma capacidade de reinvenção da Agricultura, de uma aliança perfeita entre passado e futuro, entre tradição e tecnologia, entre o tanto que já somos e o tanto mais que ainda podemos ser».

«No âmbito das medidas que têm sido levadas a cabo, nomeadamente no que respeita ao apoio e ao reforço dos circuitos curtos, e da campanha ‘Alimente quem o alimenta’, de incentivo ao consumo de produtos nacionais, o Ministério só poderia aliar-se e apoiar esta iniciativa» frisou.

Uma nova oportunidade para produtores

Antes de terminar a Ministra da Agricultura disse que «graças a este projeto, os produtores tão afetados por este contexto encontrarão uma nova oportunidade para escoamento do seu produto, mantendo a sua qualidade, segurança e carácter único. Graças a este projeto, aproximaremos os produtores dos consumidores, permitiremos que o setor continue a funcionar e que, após este período, também a retoma possa vir a acontecer de forma mais célere. Graças a este projeto, que permite ao consumidor encomendar, de forma simples e segura, o seu queijo DOP, estaremos a promover os produtos nacionais, de que tanto nos orgulhamos, e estaremos a reconhecer todos aqueles que não ousaram pensar em baixar os braços. Estaremos a alimentar quem sempre nos alimentou».

«Obrigada a todos que fizeram este projeto sair do papel e saltar para uma plataforma. Obrigada a todos que tudo continuam a dar por este setor. Obrigada a todos que, num contexto de dificuldade, conseguiram ver soluções. Obrigada a todos que, quando a palavra de ordem é ‘distanciamento’, fizeram da ‘união’ a maior arma para vencermos este vírus», concluiu.

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI