OMS apresenta guia para uso responsável de antimicrobianos em animais de produção

Confagri 09 Nov 2017

A Organização Mundial de Saúde apresentou um guia com novas diretrizes sobre o uso de antimicrobianos em animais produtores de alimentos, que têm importância na medicina humana, recomendando que o setor produtivo deixe de usar antibióticos rotineiramente em animais saudáveis.

Estas orientações apontam para ajudar a preservar a eficácia dos antibióticos que são importantes para a medicina humana ao reduzir o seu uso em animais.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em alguns países, aproximadamente 80 por cento do consumo total de antibióticos de importância médica ocorre no setor animal, sobretudo para estimular o crescimento em animais saudáveis.

Uma revisão sistemática publicada em “The Lancet Planetary Health” conclui que as intervenções que restringem o uso de antibióticos a animais destinados à produção de alimentos reduzem as bactérias resistentes aos mesmos até 39 por cento. Esta investigação foi considerada diretamente como base para elaborar as novas diretrizes da OMS.

A Organização recomenda, seguramente, uma redução geral do uso de todas as classes de antibióticos de importância médica em animais destinados a produção de alimentos, incluindo a restrição completa destes fármacos para estimular o crescimento e prevenir doenças sem diagnóstico prévio. Os antibióticos devem ser apenas administrados em animais saudáveis para prevenir uma doença já diagnosticada em outros animais do mesmo ambiente.

Fonte: Agrodigital

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter

Subscreva a newsletter do Portal da CONFAGRI

Email Marketing by E-goi