Produção eólica em Portugal volta a registar recordes

Confagri 07 Fev 2019

A produção eólica em Portugal registou um novo máximo a 1 de fevereiro, ao ter ultrapassado o anterior valor máximo de 101,9 gigawatt-hora (GWh), registado nove dias antes, assinalou a Associação de Energias Renováveis, em comunicado divulgado esta quinta-feira.

A associação refere que, de acordo com informação divulgada pela REN, a 1 de fevereiro foram produzidos 102,8 GWh, que ultrapassam o anterior valor máximo de 101,9 GWh e salienta ainda o valor histórico registado da potência máxima de 4.594 megawatts (MW).

De acordo com os dados salientados pela Associação de Energias Renováveis (APREN), 63 por cento da eletricidade em Portugal foi produzida a partir de fontes eólicas, e «à hora de ponta eólica», a produção eólica correspondeu a 90 por cento do consumo nacional. A mesma fonte explica ainda que do total da produção de 180 GWh, foi exportada cerca de 3,7 por cento (6,7 MWh).

«Estes valores foram destacados pela associação internacional WindEurope, que no seu website referiu Portugal como o país europeu com maior incorporação de eólica na produção no dia 1 de fevereiro», refere a APREN, na referida nota enviada às redações, congratulando-se com o feito.

«Demonstra a capacidade dos nossos recursos endógenos e técnicos para uma produção de energia mais sustentável, enquadrada nos objetivos recentemente divulgados no Plano Nacional de Energia e Clima (PNEC) 2030», acrescenta.

Fonte: jornaleconómico

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI