Fonte: AICEP/portugalglobal.pt
Na 23ª edição do Concurso de Vinhos e Bebidas Espirituosas, organizado em Moscovo, durante a maior feira de produtos agroalimentares da Rússia “PRODEXPO 2021”, 94 vinhos portugueses de 23 produtores Foram galardoados com múltiplos prémios: 1 Grand Prix “ O Cisne de Ouro” (prémio máximo do Concurso), 6 medalhas “Estrela ProdExpo” (2º mais importante palmarés do Concurso), 62 medalhas de Ouro e 25 de Prata.
A Adega Cooperativa de Redondo, CRL, foi agraciada com o mais importante prémio da competição Grand Prix “O Cisne de Ouro”, com o vinho tinto “Porta da Ravessa Grande Escolha 2017”, tendo ainda obtido 3 medalhas de Ouro e 1 de Prata. De destacar a Adega de Pegões que foi agraciada com 13 prémios; 1 medalha “Estrela ProdExpo” (“Adega de Pegões Grande Reserva”), 10 medalhas de Ouro e 2 de Prata. A Caves Santa Marta, Vinhos e Derivados, CRL, foi agraciada com 1 medalha “Estrela ProdExpo” (“Conde Guião Porto 10 Anos”), 4 medalhas de Ouro e 2 de Prata. A Adega de Cantanhede foi agraciada com 7 medalhas de Ouro e 1 de Prata.
Foram ainda agraciados os seguintes produtores:
- Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito, C.R.L.
- Adega de Favaios
- Adega Ponte da Barca
- Adega Ponte Lima
- Barão de Vilar, Vinhos, SA
- CARM – Casa Agrícola Roboredo Madeira, SA
- Casa de Vila Verde – Sociedade Agrícola Lda
- Casa Santos Lima – Companhia das Vinhas, S.A.
- Esporão SA
- Falua – Sociedade de Vinhos, S.A.
- Global Wines
- Justino’s – Madeira Wines, S.A.
- Multiwines, Lda – Quinta de S. Sebastião
- Odisseia Wines
- Quinta da Boa Esperança
- Quinta das Arcas
- Sociedade Agrícola Encosta do Guadiana, Lda
- Sociedade Agrícola Quinta de Porrais
- Sociedade Agrícola Quinta do Conde
A cerimónia da entrega dos Prémios contou com a presença de várias empresas comerciais russas do setor (importadores, grossistas, retalhistas) e órgãos de comunicação social.
A edição de 2021 do Concurso contou com a participação de 173 empresas, entre as quais praticamente todas as empresas de referência do setor de bebidas alcoólicas, tanto fabricantes como distribuidores de marcas estrangeiras. Concorreram no total de cerca de 620 vinhos provenientes de 21 países, da Austrália aos Estados Unidos da América, passando pela Europa.
Fizeram parte do Júri do Concurso: Alexey Zaitsev, diretor do Concurso e membro da comissão da IWC London e Alexey Sidorov, Presidente da Associação dos Sommeliers da Federação Russa, além dos outros profissionais do setor.