Projeto “AproximaR – Produzir e Consumir Localmente”

Confagri 08 Fev 2022

O Projeto “AproximaR – Produzir e Consumir Localmente”, no âmbito do seu webinar de encerramento realizado esta manhã, apresentou a sua nova página web, onde se disponibiliza informação sobre circuitos curtos agroalimentares (CCA), com o apoio de diversos recursos multimédia.

Os conteúdos do site são apresentados de forma objetiva e apelativa a todos os interessados, sejam eles agentes de desenvolvimento rural ou produtores agroalimentares, tendo em vista a dinamização dos CCA. Neste sentido foram assim desenvolvidos Guias de apoio à criação de CCA e Guias de apoio à comercialização e produtos agroalimentares nestes circuitos, bem como de apoio ao cumprimento das exigências legais e processuais obrigatórias.

A página web Projeto “AproximaR – Produzir e Consumir Localmente” foca-se em quatro modalidades distintas: Cabazes; Restauração Coletiva; Venda na Exploração; e Mercados Locais de Produtores. Cada área apresenta exemplos nacionais e internacionais, identificadas no âmbito do projeto, que podem ser consideradas boas práticas à luz da definição da FAO – prática boa que, tendo sido aplicada, alcançou bons resultados e que é, por isso, recomendada como modelo; experiência bem-sucedida, testada e validada, que foi replicada e merece ser partilhada a fim de o maior número de pessoas a possa adotar (FAO, 2016), acrescida de alguns critérios adoptados pelo AproximaR.

O Projeto AproximaR – Produzir e Consumir Localmente é financiado pelo PDR 2020 /Rede Rural Nacional (RRN), Área de Intervenção 3 – Divulgação de informação e facilitação de processos para acompanhamento e avaliação das políticas de Desenvolvimento Rural (DR) e tem coordenação da Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, C.C.R.L. (CONFAGRI)

Como entidades parceiras estão a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), Instituto Superior de Agronomia (ISA), Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia (A2S) e Instituto Politécnico de Coimbra (IPC).

Visite a página do projeto em https://aproximar.rederural.gov.pt/

Veja aqui à gravação do webinar do projeto AproximaR que ocorreu dia 8 de Fevereiro 2022

Apresentações do Webinar Final

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI