Recicladas aproximadamente 800 mil toneladas de lamas de ETAR em 2020

Confagri 10 Fev 2021

Fonte: noticiasdecoimbra.pt/Lusa

Operadores de Gestão de Resíduos reciclaram aproximadamente 800 mil toneladas de lamas das Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) em 2020, a maior parte transformada para utilização na produção agrícola e florestal.

A Associação de Empresas de Valorização de Orgânicos (AEVO) e os seus associados foram responsáveis pela valorização de cerca de 480 mil toneladas destas lamas que resultam do processo de tratamento das águas residuais.

“Esta atividade é um exemplo perfeito de economia circular, já que transformamos um resíduo num produto que enriquece e valoriza os nossos solos”, afirma o presidente da AEVO, Ricardo Silva, citado num comunicado da associação divulgado hoje.

Das lamas recebidas pela AEVO, cerca de 400 mil toneladas foram valorizadas através do processo de compostagem, dando origem a um corretivo orgânico utilizado na agricultura.

As restantes, após tratamentos de higienização, foram encaminhadas para a Valorização Agrícola Direta, e o produto resultante foi entregue gratuitamente a agricultores e produtores florestais, de modo a nutrirem os solos sem recorrerem a adubos e fertilizantes químicos.

“Além dos ganhos económicos para todas as partes envolvidas, desde o produtor ao agricultor, existe um elevado ganho ambiental, uma vez que ao enriquecermos os nossos solos, pobres em matéria orgânica, contribuímos para uma redução na aplicação de adubos minerais (importados)”, conclui Ricardo Silva.

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI