Rede de alerta prevê alívio da insegurança alimentar em Moçambique

Confagri 11 Out 2018

Até meio milhão de moçambicanos pode ainda enfrentar insegurança alimentar no final do primeiro trimestre de 2019, segundo a previsão de analistas divulgada esta quinta-feira, antevendo uma ligeira melhoria em relação a anos anteriores.

«Os agregados familiares em crise alimentar vão diminuir, à medida que mais alimentos vão ficando disponíveis» com o período de colheitas que agora está no início, refere a Rede de Sistemas de Alerta Antecipado de Fome (FEWS Net, sigla inglesa).

A rede prevê que Moçambique precise de ajuda alimentar externa, mas que haja menos população afetada por insegurança alimentar, em comparação com a média dos últimos cinco anos.

Os dados constam da previsão de ajuda alimentar da FEWS Net para abril de 2019 e na qual Moçambique é o único país lusófono listado, encontrando-se junto aos países com menos população afetada.

A lista é encabeçada pelo Yemen, onde se prevê que venha a haver mais de 10 milhões de pessoas em insegurança alimentar, seguido pelo Sudão do Sul e Afeganistão, com mais de cinco milhões. Para estes três países antevê-se uma “situação de emergência”, nível 04, de uma escala de 01 a 05, sendo esta a mais grave.

Prevê-se que em abril de 2019 Moçambique esteja numa situação de «esforço (stress)», equivalente a nível 02 na mesma escala e que significa, em termos genéricos, que um em cada cinco agregados familiares pode vir a reduzir a alimentação para os níveis mínimos adequados, ficando ainda assim sem dinheiro para outras despesas essenciais.

A rede FEWS Net foi criada pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) em 1985 para apoio à tomada de decisões na gestão de apoio humanitário.

Fonte: Diário de Notícias

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI