Reforçado controlo do fogo bacteriano que afeta macieiras e pereiras

Confagri 07 Dez 2021

Fonte: noticiasaominuto.com/Lusa

O Governo assinou um diploma que reforça o controlo do fogo bacteriano, doença que afeta árvores como macieiras, determinando a publicação das freguesias com casos detetados e notificando os proprietários para o cumprimento de medidas.

“A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, assinou uma portaria que reforça a capacidade de controlo do fogo bacteriano, uma doença que afeta às árvores pomóideas, designadamente macieiras, pereiras, marmeleiros e nespereiras”, anunciou, em comunicado, o Governo.

Através desta portaria, as freguesias com casos detetados de fogo bacteriano passam a ser publicitadas pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e pelas Direções Regionais de Agricultura e Pescas (DRAP).

Já os proprietários vão ser notificados para procederem a cumprimento de medidas fitossanitárias, onde se inclui o arranque e destruição de árvores ou parte delas, desinfeção do material de poda e proibição do transporte de árvores e colmeias para fora da zona contaminada.

Caso não cumpram estas medidas, os produtores serão multados, vincou o Ministério da Agricultura, sem avançar mais pormenores.

Na sequência desta portaria, passa também a existir o dever de reportar a suspeita de presença desta bactéria às autoridades competentes (DGAV e DRAP), às organizações de produtores ou juntas de freguesia.

“Esta é uma medida que salvaguarda a fitossanidade e promove a viabilidade das explorações frutícolas, minimizando os efeitos disruptivos desta doença, ao mesmo tempo que contribui para um reconhecimento cada vez maior dos produtos nacionais”, afirmou, citada no mesmo documento, Maria do Céu Antunes.

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI