Região Demarcada do Douro transforma 116 mil pipas de mosto em vinho do Porto

Confagri 15 Jul 2022

Fonte: eco.sapo.pt

“O comunicado de vindima para 2022 estabelece o benefício de 116 mil pipas (550 litros cada) de mosto para a produção de vinho do Porto” por decisão unânime, esta quinta-feira, do Conselho Interprofissional do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP, IP), que esteve reunido no Peso da Régua. Esta entidade aprovou, assim, um aumento de 12 mil pipas relativamente a 2021.

“Este é um sinal de confiança, que é dado pelo setor, e visa a sustentabilidade económica e social da região num ano de grande imprevisibilidade”, afirma o presidente do IVDP, Gilberto Igrejas. O responsável considera ainda que “2021 foi um ano excecional; foram atingidos valores recorde”. Mais, destaca Gilberto Igrejas: “Os dados disponíveis do primeiro semestre deste ano mostram, igualmente, um bom comportamento, se levarmos em conta o contexto internacional”.

O IVDP explica, numa nota enviada às redações, que “o comunicado de vindima estipula a produção autorizada de vinho do Porto em cada vindima, o que vulgarmente é conhecido como benefício”. Mais, esclarece a entidade, “dos números apresentados, realce para o pagamento médio da pipa de vinho do Douro em 2020 e em 2021, que regista uma subida e é um dos grandes desígnios traçados pelo IVDP”.

Esta entidade tem o objetivo de “promover o controlo da qualidade e a quantidade dos vinhos do Porto, regulamentando o processo produtivo”, assim como a proteção e a defesa das denominações de origem Douro e Porto, e indicação geográfica Duriense.

De referir ainda que o Conselho Interprofissional do IVDP é um órgão de representação paritária da produção e do comércio, gerindo as denominações de origem e indicação geográfica da Região Demarcada do Douro.

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI