Relatório da FAO analisa estado, desafios e potencialidades da biodiversidade do solo

Confagri 11 Dez 2020

Fonte: rederural.gov.pt

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura publicou o Relatório “Estado do conhecimento da biodiversidade do solo – Estado, desafios e potencialidades. Resumo para os decisores políticos” (State of knowledge of soil biodiversity – Status, challenges and potentialities. Summary for policy makers), que retrata a importância da biodiversidade para a segurança alimentar e nutrição, especialmente a biodiversidade acima do solo, como plantas e animais, e apresenta concisamente o estado do conhecimento sobre a biodiversidade do solo, as ameaças a esta e as soluções que a biodiversidade do solo pode fornecer aos problemas em diferentes campos.

De acordo com o documento, está a ser dada menos atenção à biodiversidade do solo, que é responsável por muitos processos que levam à produção de alimentos ou purificam o solo e a água. Este relatórii, destinados decisores políticos, apresenta as principais conclusões do relatório principal e é o resultado de um processo inclusivo envolvendo mais de 300 investigadores de todo o mundo sob os auspícios da Parceria Global do Solo da FAO e do seu Painel Técnico Intergovernamental sobre Solos, da Convenção sobre Diversidade Biológica, da Iniciativa Global sobre Biodiversidade do Solo e da Comissão Europeia.

O resumo para os decisores políticos apresenta concisamente o estado do conhecimento sobre a biodiversidade do solo, as ameaças a esta e as soluções que a biodiversidade do solo pode fornecer aos problemas em diferentes campos. Este relatório é um contributo valioso para a sensibilização da importância da biodiversidade do solo e destaca o seu papel na procura de soluções para as actuais ameaças globais.

Aceder ao Relatório (pdf)

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI