Como é do conhecimento geral a nossa actividade, em 2019, foi abruptamente interrompida, por razões que nos foram alheias, precisamente no auge da campanha agrícola, o que afectou o nosso serviço durante os meses de Maio e Junho, principalmente. O impacto foi brutal, mas a nossa recuperação nos últimos 6 meses do ano foi notável.
Alguns números ilustram o que afirmamos:
- No segundo trimestre de 2019, nos meses mais problemáticos, recolhemos 31,7 t de embalagens, contra 71,7 em 2018.
- No 2º semestre de 2019 recolhemos uma quantidade semelhante a igual período de 2018, quase 280 t, mas ficámos com mais de 60 t por recolher no final do ano.
taxa de retoma global apresenta apenas uma ligeira quebra de cerca de 3,7 pontos percentuais. No fluxo dos fitofármacos, registou-se uma subida não esperada nas quantidades declaradas, que conduziu a uma redução da taxa de retoma. Já no caso das sementes, o resultado induz em erro. Acontece que o Valorfito teve conhecimento que uma parte significativa das embalagens de sementes recolhidas em 2018 tinha sido guardada no exterior, à mercê da chuva, não sendo, portanto, o seu peso comparável com 2019. A percepção que temos deste fluxo é a de que estamos a crescer, com uma adesão cada vez maior dos agricultores, a julgar pelo número crescente de sacos Valorfito verdes que recolhemos. Vamos avançando no sector dos Biocidas, claramente aquele em que tem sido mais difícil passar a nossa mensagem. Mas lá chegaremos.