Sobreiros e carvalhos vão entrar na Mata Nacional de Leiria

Confagri 12 Jan 2022

Fonte: tsf.pt

Entra esta quarta-feira em consulta pública o novo plano de gestão para a Mata Nacional de Leiria, o primeiro depois dos incêndios de 2017.

O novo plano de gestão para a Mata Nacional de Leiria prevê a introdução, pela primeira vez, de novas espécies de árvores, vão ser cerca de duas centenas de hectares (num total de 9 mil hectares) povoados com sobreiros e carvalhos.

O secretário de estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Catarino revelou à TSF que “vamos ter novas espécies a conviver com o pinheiro” na Mata Nacional de Leiria.

Para João Catarino a plantação de novas árvores “não é tanto como nós gostaríamos. Gostaríamos que pudesse ser mais compartimentada com outras espécies, nomeadamente com o sobreiro ou até com alguns tipos de carvalhos, mas vamos fazê-lo de uma forma reduzida porque da análise que se fez ao solo e à matéria orgânica que temos naquela área não é possível ainda”.

“Começar do zero”

O secretário de estado garante que este Plano novo é como se estivessem a começar de novo toda a mata com investimentos até 2024 na ordem dos 10 milhões de euros, dos quais 3 milhões já foram concluídos.

“A grande mudança do anterior plano de gestão para este é que este tem um cariz mais multifuncional e olha para o pinhal de Leiria mais na perspetiva da copa e das trocas gasosas e do sequestro do CO2 do que propriamente dos planos de gestão que tínhamos antes que eram mais na perspetiva da madeira, ou seja, da produção propriamente dita”, argumenta João Catarino.

Nesse sentido o novo Plano prevê a construção de charcas “para criarem novos ecossistemas” e para se ter uma floresta mais multifuncional com outras valências incluindo a fruição e a presença humana.

Por outro lado, o controlo das acácias enquanto espécie invasora vai ser aprimorado. “Prevemos intervir à volta de mil hectares para o seu controlo porque a sua irradiação é quase impossível já”, concluiu o secretário de estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território.

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI