UE demarca novas zonas de risco elevado de Peste Suína Africana

Confagri 18 Mar 2019

A Lituânia, Hungria, Polónia e Bulgária vão ter novas zonas demarcadas de risco elevado de Peste Suína Africana, conforme a Decisão de Execução (UE) 2019/404 da Comissão, de 12 de março.

Explica o documento que o risco de propagação da peste suína africana na fauna selvagem está associado à propagação lenta natural dessa doença entre as populações de suínos selvagens, bem como à atividade humana, tal como o demonstra a recente evolução epidemiológica da doença na União, e conforme documentado pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA).

Em fevereiro de 2019, ocorreram novos casos de peste suína africana em suínos selvagens na Hungria e na Polónia. Foram observados alguns casos de peste nos distritos de Heves e Borsod-Abaúj-Zemplén, na Hungria. «Estes casos de peste suína africana em suínos selvagens constituem um aumento do nível de risco», frisa a Comissão Europeia. Também no mês passado foram detetados alguns casos de peste no distrito de Miński, na Polónia, assim como na região de Dobrich, na Bulgária.

«A fim de ter em conta a recente evolução epidemiológica da peste suína africana na União e para combater os riscos associados à propagação da doença de forma pró-ativa, devem ser demarcadas novas zonas de risco elevado com uma dimensão suficiente na Lituânia, na Hungria, na Polónia e na Bulgária», acrescenta o documento.

Fonte: Agricultura e Mar Actual

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter

Subscreva a newsletter do Portal da CONFAGRI

Email Marketing by E-goi