União Europeia tem 120 milhões de euros para apoiar apicultores

Confagri 25 Jun 2019

«Este apoio da União Europeia será aplicado aos programas apícolas nacionais de cada Estado-membro que arrancam já a 1 de agosto e que estarão em vigor até 31 de julho de 2022»

A Comissão Europeia vai disponibilizar cerca de 120 milhões de euros, até 2022, para apoiar o setor da apicultura. De acordo com Phil Hogan, comissário europeu da Agricultura, «a apicultura é uma parte importante do setor agroalimentar da União Europeia (UE), ajudando a manter empregos nas áreas rurais. As abelhas também são de vital importância para a sustentabilidade da nossa agricultura e para ecossistemas saudáveis».

O responsável pela pasta da Agricultura na União Europeia congratulou-se ainda pelo facto de a «Política Agrícola Comum (PAC), trabalhando em sinergia com outros fundos europeus e nacionais importantes, estar agora a fornecer instrumentos mais fortes para apoiar o setor».

Este apoio da União Europeia será aplicado aos programas apícolas nacionais de cada Estado-membro que arrancam já a 1 de agosto e que estarão em vigor até 31 de julho de 2022.

Estes programas são concebidos a nível nacional e incluem, por exemplo, medidas como a formação dos apicultores, o apoio para iniciar um negócio apícola, a luta contra pragas que causam danos às colmeias e investigação para melhorar a qualidade do mel.

No final de 2018, a União Europeia tinha cerca de 17, 5 milhões de colmeias divididas por mais de 600 mil apicultores, cerca de 10 mil dos quais em Portugal.

Em anexo:  National Apiculture Programmes

Fonte: vidarural

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI