A Comissão Europeia vai conceder um financiamento adicional de 169 milhões de euros para promover os produtos agrícolas da União Europeia em todo o mundo, ou seja, mais 27 milhões que em 2017.
A Comissão Europeia (CE) lançou as convocatórias de propostas de programas de promoção dos produtos agrícolas europeus na União Europeia e no mundo, dispondo um total de 169 milhões de euros para cofinanciar os programas, frente aos 142 milhões de 2017.
Os programas podem ser muito diversificados, desde campanhas gerais sobre alimentação saudável à cobertura de setores específicos do mercado. Dois terços dos fundos disponíveis são reservados à promoção dos produtos alimentares da União Europeia em terceiros países, em particular, naqueles que existem mais possibilidade de aumentar as exportações agroalimentares da União Europeia (UE), como o Canadá, Japão, China, México e Colômbia.
No caso dos programas internos da UE, a atenção concentra-se em informar os consumidores sobre os diversos regimes de rotulagem de qualidade da UE, tais como as indicações geográficas ou produtos biológicos. O financiamento setorial destina-se a programas que promovam a criação sustentável, sobretudo de ovinos e caprinos, para além da reserva de fundos para as campanhas de promoção de alimentação saudável e o consumo de frutas e hortícolas.
A lista completa das prioridades da Comissão e a o financiamento disponível pode ser consultado no seguinte link
Os possíveis beneficiários a solicitarem financiamento podem ser entidades como organizações profissionais, organizações de produtores e agroalimentares responsáveis de atividade de promoção. Os programas denominados “simples” podem ser apresentados por várias organizações do mesmo país da União Europeia (UE), os programas “múltiplos” podem ser apresentados pelo menos por duas organizações nacionais de dois Estados-membros ou uma ou várias organizações europeias.
As propostas devem ser entregues até 12 de Abril de 2018 através do portal preparado par ao efeito, para uma avaliação por parte da Comissão Europeia e futura divulgação em outono dos beneficiários.
A Agência Executiva de Consumidores, Saúde, Agricultura e Alimentação da União Europeia facilita uma séria de ferramentas para ajudar os solicitadores a apresentarem corretamente as suas propostas, para além de informação adicional ao longo de uma série de “jornadas informativas” a de correrem em diversos lugares da UE. A primeira terá lugar a 31 de janeiro em Bruxelas e estará aberta a todos os possíveis beneficiários, agência de publicidade e autoridades nacionais.
Fonte: Agrodigital