35 crias de lince ibérico sobreviveram em época reprodutiva este ano

Confagri 24 Jul 2019

Fonte: jn.pt

Trinta e cinco crias de linces ibéricos sobreviveram entre os 50 que nasceram este ano em centros de Espanha e Portugal, anunciou esta terça-feira o programa de conservação Ex-situ, que esperava mais sobreviventes.

As crias nasceram de 27 casais, seis dos quais formaram-se no centro de Silves, em Portugal. Dos 50 nascimentos, 35 crias sobreviveram ao desmame, uma percentagem inferior ao verificado em temporadas reprodutivas anteriores, com os dados de entre 2005 e 2018 a apontarem para uma expectativa de entre 37 e 48 crias.

O número inferior de sobreviventes deve-se em parte ao período em que as crias lutam entre si, que este ano provocou a morte de quatro delas.

Os técnicos do projeto destacam que das sete fêmeas que acasalaram pela primeira vez este ano, quatro conseguiram parir.

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI