Abordagem ao glifosato dá prémio a cientista

Confagri 29 Out 2019

Fonte: vozdocampo.pt

O cientista Ainhoa ​​Zulet, do Instituto de Pesquisa Multidisciplinar em Biologia Aplicada (IMAB) da Universidade Pública de Navarra, recebeu o XII Prêmio SEMh-PHYTOMA.

Ainhoa ​​Zulet, recebeu o prémio cientista pela abordagem “Metabolômica da comunicação para maior eficácia do glifosato após sua combinação com o quinato no controle de Amaranthus palmeri”.

Este prémio, no valor de 900 euros, é promovido pela editora Phytoma-Spain, especializada em fitossanidade, e pela Sociedade Espanhola de Malherbologia, e foi entregue durante o XVII Congresso da SEMh, realizado em Vigo.

No estudo premiado, o possível uso do quinato é avaliado como potencializador do efeito fitotóxico do glifosato quando aplicado em conjunto na erva daninha de Amaranthus palmeri. O tratamento combinado do metabólito com um quarto da dose recomendada de glifosato foi tão letal quanto a alta dose do herbicida, o que abre a possibilidade de reduzir as doses utilizadas no campo para o controle dessa espécie, que agora se tornou em uma das ervas daninhas mais perigosas do mundo.

O vencedor, Ainhoa ​​Zulet, pesquisador do IMAB, um centro de pesquisa que visa promover uma abordagem multidisciplinar para abordar questões de biologia aplicada aos campos da agronomia, meio ambiente e saúde, já era finalista na edição anterior do Prêmio Semh-Phytoma para outra comunicação sobre o mesmo herbicida, intitulado ‘Efeito do glifosato e diferentes intermediários metabólicos na regulação da via do siquimato’.

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI