França retira do mercado 36 herbicidas com glifosato

Confagri 03 Jan 2020

Fonte: vidarural.pt

A Agência Francesa de Segurança Sanitária (ANSES) anunciou, no início do mês de dezembro, a remoção de 36 produtos à base de glifosato, um dos herbicidas mais utilizado no mundo, mas cuja utilização tem sido debatida desde que a Agência Internacional para a Investigação do Cancro da OMS o classificou como “provavelmente cancerígeno”.

Apesar de a União Europeia ter renovado a licença de utilização do herbicida por cinco anos, existem vários países europeus que estão a limitar a sua utilização, como é o caso da Áustria, Alemanha, Bélgica e, mais recentemente, a França.

“Por decisão da ANSES, 36 produtos serão retirados do mercado e não poderão ser utilizados a partir do final de 2020, devido à insuficiência ou falta de dados científicos para descartar qualquer risco genotóxico” – capaz de danificar o DNA ou causar mutações –, informou a agência através de um comunicado citado pela AFP.

A ANSES indicou, ainda, que irá completar uma revisão dos produtos com glifosato até ao final do próximo ano e “apenas produtos à base de glifosato que atendem aos critérios de eficiência e segurança definidos a nível europeu (…) e que não podem ser substituídos satisfatoriamente” poderiam entrar no mercado francês.

A França tinha 69 produtos comercializados com a substância ativa, sendo que dos 36 retirados do mercado representaram, em 2018, “quase três quartos da tonelagem de produtos à base de glifosato vendidos em França”, de acordo com a ANSES.

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI