Plataforma de acesso a apoios para agricultores familiares lançada na próxima quarta-feira

Confagri 01 Mar 2019

«Sobre os benefícios da inscrição nesta plataforma: não tem prazo limite para aceder por parte dos produtores familiares que poderão contar com o apoio das juntas de freguesia e das câmaras municipais»

O secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural anunciou que «na próxima semana estará disponível» a plataforma para os agricultores familiares se inscreverem e terem acesso a apoios e integrarem os fornecedores de instituições estatais.

«A partir da próxima semana, os agricultores e produtores florestais poderão começar a inscrever-se para começarem a beneficiar de um conjunto de medidas que se vão implementar rapidamente para o apoio da agricultura familiar», anunciou Miguel João de Freitas.

Neste sentido, o governante apresentou «três notas rápidas» sobre os benefícios da inscrição nesta plataforma, que «não tem prazo limite» para aceder por parte dos produtores familiares que «poderão contar com o apoio das juntas de freguesia e das câmaras» municipais.

«Tudo o que forem medidas comunitárias, os agricultores familiares terão prioridade do ponto de vista da aprovação das suas candidaturas e a orientação já está dada ao PDR 2020 e ao Fundo Florestal Permanente para dar prioridade a tudo o que são fundos geridos pelo Ministério da Agricultura», adiantou.

Os agricultores que estiverem nesta plataforma farão também parte dos «circuitos curtos de comercialização», ou seja, poderão ser fornecedores de instituições públicas, como hospitais ou escolas.

«As entidades públicas vão ser obrigadas a comprar aos pequenos agricultores inscritos uma parte daquilo que consomem. As escolas, as cantinas militares e hospitalares vão ter que comprar uma percentagem daquilo que gastam aos pequenos agricultores», anunciou.

Uma terceira medida a ser atingida por esta plataforma é o «reconhecimento das organizações de produtores multiproduto». O secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural acrescentou ainda que haverá «mais medidas, que ainda estão a ser trabalhadas» e que, no seu entender, «vão ser apresentadas ainda neste primeiro semestre».

Fonte: Diário de Notícias

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI