Agricultores ficam isentos de IVA até aos 12.500 euros

Confagri 26 Mai 2022

Fonte: jornaleconomico.pt/Lusa

O Parlamento aprovou uma proposta do PS de alteração ao Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) que aumenta dos atuais 10 mil euros para 12,5 mil euros o limite anual de rendimentos dos trabalhadores agrícolas isento de IVA.

Para beneficiarem desta isenção os agricultores não podem ter contabilidade organizada e praticar importações ou exportações.

Desta forma e ultrapassando os 12.500 euros, os agricultores deixam de poder estar isentos de IVA estando obrigados a apresentar a declaração de alterações “durante o mês de janeiro do ano seguinte àquele em que tenha sido atingido um volume de negócios relativo ao conjunto das suas operações tributáveis superior” ao valor limite.

A subida dos 10 mil para os 12,5 mil euros alinha o limite de isenção dos agricultores com o valor que desde 2020 está em vigor para os profissionais liberais.

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI