A Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios anuncia os vencedores do “Concurso de Queijos de Portugal” no próximo dia 29 de outubro na Feira Internacional de Lisboa. A competição da ANIL celebra dez anos e teve número recorde de queijos, 208.
Nos dias 11 e 12 de Outubro foram a Concurso 208 referências de queijos de origem 100 por cento portuguesa, mais 15 do que em 2017 e o maior número de sempre registado nesta competição nacional que elege os melhores “Queijos de Portugal”, num desafio iniciado em 2009 pela Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios (ANIL).
A cerimónia de anúncio e entrega dos vencedores realiza-se já na segunda-feira, dia 29 de outubro, às 15 horas, com entrada no Pavilhão 1 da Feira Internacional de Lisboa (FIL) – Parque das Nações, em Lisboa.
A relevar quais os Melhores Queijos de Portugal estará, ao lado de Maria Cândida Marramaque (directora-geral da ANIL), o jornalista e crítico de vinhos e gastronomia Edgardo Pacheco, um apaixonado e estudioso de queijos.
A aposta na promoção do desenvolvimento da indústria de lacticínios, com vista a melhorar o posicionamento dos queijos portugueses no mercado e, ao mesmo tempo, o reforço do reconhecimento, assim como o conhecimento, em relação a este produto específico junto do consumidor, continuam a ser os objetivos defendidos pela ANIL ao longo destes dez anos de “Concurso de Queijos de Portugal”.
O número de provadores deste ano foi de 21 elementos, envolvendo uma avaliação objetiva e técnica. Na sua composição contou com representantes do setor queijeiro, dos organismos de controlo e certificação, de instituições de ensino, da restauração e da gastronomia, da distribuição e dos meios de comunicação social.
Fonte: Agricultura e Mar Actual