Produção de Leite alerta Ministra da Agricultura e da Alimentação para riscos de Soberania Alimentar

Confagri 28 Abr 2022

O Conselho de Administração da FENALAC apresentou e discutiu ontem com a Senhora Ministra da Agricultura e da Alimentação um conjunto de preocupações imediatas visando a sobrevivência do sector do leite.

A Senhora Ministra foi sensibilizada para um série de circunstâncias que têm aumentado drasticamente os custos de produção, fortemente agravadas pela situação de guerra na Ucrânia, a qual implicou o crescimento dos preços da energia, das matérias-primas para a alimentação animal e dos restantes fatores de produção.

O aumento dos custos de produção não tem sido refletido ao longo da cadeia de valor até ao consumidor, pelo que os produtores de leite vivem numa situação de asfixia económica desde há mais de 1 ano e continuam a reclamar uma atualização do preço de venda ao consumidor. 

Definitivamente, os produtores de leite estão a viver a pior fase económica dos últimos 20 anos. 

A Federação Nacional das Cooperativas de Produtores de Leite propôs uma série de medidas extraordinárias à Senhora Ministra da Agricultura e da Alimentação, uma vez que em que está em causa não só a sobrevivência do setor leiteiro, mas toda a soberania alimentar nacional.

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI