Produção de leite exige medidas urgentes

Confagri 14 Fev 2022

Fonte: Fenalac

A produção de leite em Portugal vive um momento muito difícil devido ao aumento sem precedentes do preço dos fatores de produção, nomeadamente dos combustíveis, dos alimentos para animais e dos fertilizantes. A transmissão de preço ao longo da cadeia de valor tem sido praticamente nula, pelo que a fileira leiteira tem acumulando prejuízos incomportáveis.

Apesar desta conjuntura, assistimos ao agravamento dos custos de contexto derivado de um conjunto de decisões da Administração muito penalizadoras para a sustentabilidade económica das explorações leiteiras, como seja a aprovação da Estratégia Nacional para os Efluentes Agropecuários e Agro industriais (ENEAPAI 2030), baseada em cálculos e erros técnicos grosseiros. Além disso, foi com espanto que assistimos à publicação de uma Portaria que regula esta estratégia no final da legislatura sem ter em conta as considerações das organizações agrícolas representativas do sector. Não resta outra solução se não requerer a suspensão imediata desta Portaria tão lesiva para o sector.

A Produção de Leite carece de mais atenção por parte da Tutela. O Presidente da FENALAC, Idalino Leão, refere: “Os Produtores de Leite são gestores ativos da paisagem e do território, e como tal, têm sempre que ser parceiros. Necessitamos de propostas de trabalho equilibradas e não de visões radicais e economicamente insustentáveis. “

Estima-se que o período de seca que atravessamos venha agravar ainda mais esta situação, aumentando a despesa das explorações, obrigando os produtores a adquirir mais alimentos para os animais num mercado com escassez de oferta e muito inflacionado.  

Para que os agricultores continuem a dar o seu contributo positivo à sociedade, o sector necessita de apoios de emergência que permitam compensar os prejuízos resultantes da Seca e da consequente menor disponibilidade de alimentos para animais, assim como da escalada dos preços de combustíveis.

O sector já vem há muito sugerindo um conjunto de medidas, que nesta fase carecem de execução imediata. Medidas como a isenção temporária de pagamentos à Segurança Social, atualização da ajuda ao Gasóleo Agrícola, reformulação da Ajuda à eletricidade verde e apoio à aquisição de alimentos para os animais são urgentes. Alias, a tutela já teve no passado recente este tipo de atenção, em que a Seca afetou a produção pecuária.

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI