As organizações internacionais e as suas recomendações atuais no contexto da pandemia COVID 19

Confagri 09 Abr 2020

Fonte: gpp.pt

A Organização Mundial do Comércio (OMC), a Organização para a Alimentação e a Agricultura das Nações Unidas (FAO/ONU) e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e as suas Recomendações atuais no contexto da Pandemia COVID-19.

Destaca-se estas três organizações internacionais, num leque relativamente alargado de organizações e agências internacionais que intervêm no domínio agricultura, pelo papel institucional que lhes é reconhecido no plano mundial e pelo contributo que prestam, a nível global, para a definição de estratégias e políticas multidisciplinares, também específicas no domínio da agricultura e dos produtos alimentares.

Todas elas têm um papel fundamental para habilitar os governos dos vários países nas suas tomadas de decisão no contexto do COVID-19, dotando-os de informações sobre as medidas de política em curso no combate à pandemia, mais eficientes e coordenadas internacionalmente para enfrentar uma desaceleração económica já visível a nível mundial e para permitir manter viva a cadeia de abastecimento alimentar e a segurança alimentar, facilitando uma sua retoma rápida. 

O Presidente do Comité de Segurança Alimentar Mundial (CFS), Thanawat Tiensin, iniciou no quadro desta pandemia, um diálogo proactivo com os parceiros do CFS sobre as implicações e os possíveis impactos desta pandemia na segurança e nutrição alimentar global.

Como primeira medida, o Presidente solicitou ao Painel de Peritos Alto Nível do CFS (HLPE) a preparação de um Documento de situação, ainda provisório, sobre o Impacto do COVID-19 na Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), visando fornecer uma análise preliminar dos prováveis ​​efeitos a curto, médio e longo prazo no sistema de abastecimento, segurança alimentar e nutrição a nível global.

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI