INE: Aumento da produção de cereais e desenvolvimento das áreas forrageiras

Confagri 23 Abr 2018

«As condições meteorológicas promoveram o desenvolvimento das áreas forrageiras e tiveram também um papel essencial no restabelecimento dos níveis normais de armazenamento de água nas charcas, albufeiras e aquíferos subterrâneos»

As previsões agrícolas a 31 de Março, publicadas pelo Instituto Nacional de Estatística apontam para um aumento na produção de cereais em relação à campanha anterior, com as searas a responderem positivamente à precipitação do mês de abril.

Estas condições meteorológicas promoveram também o desenvolvimento das áreas forrageiras e tiveram também um papel essencial no restabelecimento dos níveis normais de armazenamento de água nas charcas, albufeiras e aquíferos subterrâneos.

No entanto, as chuvas tiveram um impacto menos positivo, e também por já se observarem situações de encharcamento dos solos, na preparação dos terrenos para as culturas de primavera/verão, prevendo-se uma redução da área de batata plantada, de -5% na de regadio e -10% na de sequeiro face a 2017.

No que diz respeito ao peso limpo total de gado abatido e aprovado para consumo em fevereiro de 2018, totalizou 35.362 toneladas, o que supõe um acréscimo de 2,3 por cento. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE) registou-se um maior volume de abate de bovinos e suínos, de mais 9,0 por cento, respetivamente, de ovinos mais 2,9 por cento e caprinos mais 20,6 por cento.

Para a recolha de leite de vaca, o INE indica um total de 149,4 mil toneladas, o que significa um acréscimo de 3,6 por cento. A produção total de lacticínios foi superior em 3,9 por cento devido a um maior volume dos principais produtos lácteos à exceção do leite para consumo.

Quanto aos preços e índices de preços agrícolas, o INE indica que em março de 2018 as maiores variações em módulo no índice de preços de produtos agrícolas foram nos ovos, com mais 21,9 por cento; nos ovinos e caprinos, mais 21,0 por cento e na batata, -50,6 por cento, de acordo com o Boletim Mensal de Agricultura e Pescas de abril 2018, do INE, em anexo.  

 

Fonte: Instituto Nacional de Estatística 

 

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI