Aumento do preço do leite e baixa o da manteiga e leite desnatado em pó

Confagri 10 Nov 2017

De acordo com a última informação do Observatório do Leite da União Europeia, com dados correspondentes a setembro e à semana 43, o preço médio do leite na União Europeia ao produtor aumentou em 4,0 por cento em setembro de 2017, até os 36,71 cêntimos por quilo.

Este valor é 32 por cento mais alto que em setembro de 2016 e 11,2 por cento acima da média dos últimos cinco anos. Os preços de setembro melhoraram nos 28 Estados-membros em comparação com um ano antes, registando-se os aumentos mais elevados na Holanda, Letónia, Alemanha, Lituânia, Estónia e República Checa.

Em 23 países membros, os preços melhoraram frente à média dos últimos cinco anos, em especial, na Lituânia, Letónia, Holanda, Alemanha, Luxemburgo, República Checa e Polónia.

O preço do leite na Nova Zelândia diminuiu em setembro para 33,5 cêntimos o quilo, -1,8 por cento em relação a agosto de 2017 e mais 16 por cento frente a setembro de 2016.

Nos Estados Unidos da América (EUA) os preços baixaram em julho para 34,9 cêntimos o quilo, -2,2 por cento em relação a agosto de 2017, o que representa uma descida de 5,2 por cento em comparação com setembro de 2016.

O mercado comunitário dos lacticínios industriais na semana de 43 passou por evoluções variáveis, como por exemplo na manteiga, com 561 euros por 100 quilos, o que representa uma descida de 4,3 por cento em relação à semana anterior, mas com um aumento de 40 por cento frente ao ano anterior.

O leite desnatado em pó (LDP) assinalou um valor de 155 euros por cada 100 quilos, ou seja, uma baixa de 2,7 por cento em relação à semana anterior e de 22 por cento em comparação ao ano passado. O preço continua em queda e está muito abaixo do da intervenção, de 169,8 euros por 100 quilos.

Fonte: Agrodigital

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI