Bebidas nutritivas a partir de soro de leite vence Concurso de Ideias de Negócio do AgriEmpreende

Confagri 03 Mai 2019

Uma tecnologia inovadora de tratamento de soro de leite que permite a criação de duas bebidas originais e nutritivas. Este projeto foi o grande vencedor do quarto e último Concurso de Ideias de Negócio do programa AgriEmpreende, que pediu ideias para as seguintes temáticas: tecnologias e produtos emergentes; embalagens inteligentes; agricultura e alimentação.

Um adubador ecológico de alta precisão que permite minimizar o impacto ambiental e a contaminação dos solos e Pão de Medronho que apresenta características muito distintas em termos nutricionais foram os restantes vencedores.

O projeto vencedor, Toal Ecobebidas, é baseado numa tecnologia inovadora de tratamento de soro de leite, subproduto resultante da manufatura do queijo, que permite a sua transformação em duas bebidas originais e nutritivas com vários sabores e aromas, Toal Proteína e Toal Energia. Um projeto de Daniela Costa e Rita Martins, estudantes de mestrado em Segurança Alimentar na Universidade de Coimbra

Por sua vez, o projeto adubador ecológico de alta precisão tem como objetivo dosear com alta precisão e de acordo com as necessidades reais dos terrenos agrícolas uma melhor aplicação do produto, minimizando os impactos ambientais e a contaminação dos solos. Isto através da utilização de ferramentas informáticas.

O terceiro projeto vencedor sugere um novo produto para o mercado. Um Pão de Medronho de base tradicional, que incorpora o medronho após ser submetido a determinado processamento tecnológico nas diferentes partes do fruto, polpa, esclerídeos e fibras.

É um pão que apresenta características muito distintas em termos nutricionais. É rico em minerais e em vitaminas, com compostos antioxidantes, ácidos gordos mono e polinsaturados e ácidos orgânicos voláteis.

Os três vencedores vão receber os seguintes prémios: 5 mil euros para o primeiro classificado, três mil euros para o segundo e mil euros para o terceiro.

Para além do valor monetário, o prémio inclui pré-incubação física para desenvolvimento do projeto em sistema de co-working por um período de três meses na Startup Santarém ou no Cei – Centro de Empresas Inovadoras, e incubação física pós início de atividade em sistema de co-working reservado por um período de seis meses na Startup Santarém ou no Cei – Centro de Empresas Inovadoras.

As candidaturas foram avaliadas pelo júri do Concurso, composto por Luís Farinha, Docente do Departamento de Gestão e Economia e Investigador NECE – Research Center in Business Sciences da UBI; Cristina Pintado, Responsável Técnico do Laboratório de Microbiologia e Responsável Técnico do Laboratório de Análise Sensorial do CATAA – Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar de Castelo Branco; Carlos Lopes de Sousa, Presidente da Direção do Agrocluster; Fernando Zuzarte Reis, CEO da Sociedade Lusitana de Destilação, SA e Vicepresidente da Direção do Agrocluster e Manuel Laranja, especialista em Inovação, Empreendedorismo e Estratégia Industrial.

Segue-se agora um programa de aceleração para os projetos vencedores, que se juntam a outros empreendedores interessados em desenvolver a sua ideia de negócio.

O projeto AgriEmpreende visa a criação e dinamização de uma estrutura técnica de apoio ao empreendedorismo que potencia a geração de ideias de negócio, a criação de novos produtos e novas empresas na fileira agroalimentar, especialmente ao nível do empreendedorismo qualificado e criativo.

É promovido pelo AgroCluster em parceria com o InovCluster, financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização.

Fonte: Agricultura e Mar Actual

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI