Brexit e tensão China-EUA com impacto negativo no comércio mundial

Confagri 02 Abr 2019

A Organização Mundial do Comércio prevê que, quer as exportações quer as importações, sejam superiores nas economias em desenvolvimento. Incertezas globais afetam trocas comerciais.

O volume das trocas comerciais deverá crescer 2,6 por cento este ano, segundo as estimativas divulgadas esta terça-feira pela Organização Mundial do Comércio (OMC). A estimativa fica abaixo do crescimento de três por cento registado no ano passado e resulta das tensões no cenário internacional, como a guerra comercial entre os Estados Unidos da América (EUA) e a China e a incerteza na Europa, com o Brexit.

«O comércio mundial continua a enfrentar fortes ventos contrários em 2019 e 2020, depois de crescer mais lentamente do que o esperado em 2018, devido ao aumento das tensões comerciais e ao aumento da incerteza económica», refere a OMC.

A OMC prevê uma expansão mais forte nas economias em desenvolvimento, 3,4 por cento para as exportações, 3,6 por cento para as importações, do que nos países desenvolvidos, 2,1 pontos percentuais (p.p.) para as exportações e 1,9 pontos para as importações.

A instituição estima, no entanto, que o comércio mundial deverá recuperar no próximo ano para três por cento, ainda que esta previsão esteja «dependente das tensões comerciais». Neste cenário antecipa um crescimento nas economias em desenvolvimento de 3,7 por cento para as exportações e 3,9 p.p. para as importações, acima das projeções para os países desenvolvidos, 2,5 pontos para as exportações, 1,9 por cento para as importações.

«O comércio não pode desempenhar o seu papel plenamente no crescimento quando vemos níveis tão altos de incerteza», salienta o diretor-geral da OMC, Roberto Azevedo. «É cada vez mais urgente resolver as tensões e concentrarmos-mos em traçar um caminho positivo para o comércio global, que responde aos desafios reais da economia atual, como a revolução tecnológica e o imperativo de criar empregos e impulsionar o desenvolvimento».

Segundo os dados, os valores nominais de comércio subiram no ano passado, com as exportações mundiais de mercadorias a totalizaram 19,48 mil milhões de dólares, um aumento de 10 por cento em relação ao ano anterior. Este aumento foi impulsionado pelo aumento dos preços do petróleo, que aumentaram cerca de 20 por cento entre 2017 e 2018.

Fonte: jornaleconómico

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI