Bruxelas quer acabar com a emissão de gases poluentes até 2050

Confagri 28 Nov 2018

Um dos objetivos propostos por Bruxelas é que as energias renováveis sejam a fonte de 80 por cento da eletricidade utilizada na União Europeia, até meados do século. Parece que a era dos combustíveis fósseis tem os dias contados, pelo menos na União Europeia. A Comissão Europeia definiu uma estratégia a longo prazo que define a meta para o fim das emissões poluentes para meados deste século, até 2050.

Bruxelas propõe um conjunto de medidas para reforçar a redução da emissão de gases com efeito de estufa, onde se insere a aplicação de taxas para travar as tecnologias mais poluentes na União Europeia (UE), lê-se no documento a que o El País teve acesso.

Um dos objetivos da Comissão é que as energias renováveis sejam a fonte de 80 por cento da eletricidade até meados do século. Já no caso dos transportes, uma área sensível por estar exposta a pressões por parte dos fabricantes de automóveis, as propostas de Bruxelas são mais comedidas. Apesar de reforçar a importância dos veículos elétricos, não fecha a porta a «combustíveis alternativos», como os biocombustíveis.

A Comissão defende que esta transição traz benefícios económicos para a UE, exemplificando que na Europa, entre 1990 e 2016, as emissões caíram 22 por cento, enquanto o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 54 por cento.

As políticas que estão atualmente em vigor na UE só levariam à redução das emissões em 60 por cento até 2050, aponta Bruxelas. A motivar estes esforços esteve também o recente relatório do Painel Intergovernamental das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (IPCC), no qual os países são instados a agir. A Europa é responsável por 10% das emissões globais.

O Parlamento Europeu pediu, há cerca de um ano, para a Comissão apresentar uma estratégia a longo prazo para reduzir as emissões, proposta essa que será apresentada nesta quarta-feira. Os Estados-membros terão agora de dar luz verde a esta estratégia para a implementação das medidas avançar.

Fonte: ECO

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI