Câmara de Seia exterminou 119 ninhos de vespa asiática em 2018

Confagri 08 Fev 2019

A Câmara Municipal de Seia, no distrito da Guarda, anunciou esta setxa-feira que em 2018 foram destruídos no concelho cerca de 119 ninhos de vespa velutina, conhecida como vespa asiática.

Segundo um comunicado da autarquia presidida por Carlos Filipe Camelo, «na área de intervenção, só em 2018, as equipas do Serviço Municipal de Proteção Civil do município de Seia exterminaram cerca de 119 ninhos».

«O combate a esta espécie invasora está nas prioridades do município, pelo impacto negativo que esta representa para as explorações apícolas do concelho e da região, comprometendo seriamente a produção de mel e seus derivados», lê-se na nota.

O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, disse na terça-feira, em Marco de Canaveses, que o Governo leva «muito a sério» o combate à vespa velutina, por ser um problema que «afeta a economia».

No ano passado, foram eliminados 4.085 ninhos em território nacional, a maioria a norte do Tejo. A presença desta espécie de vespa foi confirmada em Portugal em 2011, sendo que o principal impacto conhecido desta espécie é a predação das abelhas.

Fonte: Lusa

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI